Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Afecções degenerativas na coluna vertebral e possibilidades de relação com o histórico de trabalho infantil
VANESSA MICHELON COCCO, ANA FÁTIMA VIERO BADARÓ

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O trabalho, enquanto atividade humana ocupa um paradoxo: o de fazer parte da formação ontológica do homem e, o de contribuir para seu adoecimento físico e mental (CEZAR; BROTTO, 2012; FARIA 2010). Dentre as alterações que podem ser geradas nas estruturas corporais, destacam-se as afecções na coluna vertebral, a qual suporta grande parte das cargas impostas ao corpo (CORRIGAN; MAITLAND, 2003). Na infância e adolescência, o trabalho é ilegal antes dos 14 anos de idade, exceto na condição de aprendiz, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ser condição de privações e prejuízos à saúde e às condições dignas de vida (BRASIL, 2005; 1990). Com base nesses pressupostos, o objetivo deste estudo foi investigar o histórico de trabalho infantil (TI) em trabalhadores jovens adultos, com afecções degenerativas na coluna vertebral. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com trabalhadores assistidos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Região Centro, Santa Maria – RS, Brasil. Para análise dos dados foi aplicado o Discurso do Sujeito Coletivo, técnica que busca reconstruir, com pedaços de discursos individuais, um determinado modo de pensar ou de representar um fenômeno social (LEFEVRE; LEFEVRE, 2005; 2009).  O CEREST Região Centro apresentava 969 cadastros entre os anos 2007-2013, e destes, 93 eram de indivíduos jovens-adultos com doenças degenerativas na coluna. A partir desta amostra (n=93) foram realizadas 17 entrevistas, encerradas por saturação, onde 10 dos entrevistados relataram histórico de trabalho infantil. Da análise destas entrevistas, emergiram quatro ideias-centrais, que expressam as representações do trabalho na vida desses trabalhadores, quando crianças e adolescentes: “Especificidades demográficas, demandas familiares e potencial gerador de riscos: algumas situações que permeiam o trabalho infantil”; “Dilema para o trabalho infantil: necessidade x independência”; “Privações geradas pelo trabalho na infância como preditoras de repercussões no desenvolvimento biopsicossocial”; e “Reprovação do trabalho infantil reforçada pelo seu histórico enquanto vítima”. Apesar das dificuldades em mensurar o nível de influência do TI nas doenças da coluna, percebem-se implicações indiretas na vida destes trabalhadores, enquanto provável fenômeno parece determinante nos projetos de vida, com repercussões biopsicossociais nos períodos da infância e adolescência.

Palavras-chave


Trabalho de menores; Saúde do trabalhador; Doenças da coluna vertebral

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Trabalho infantil: diretrizes para atenção integral à saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.

BRASIL. Lei nº. 8069 de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069Compilado.htm>. Acesso em: 10 Set. 2015.

CEZAR, T.; BROTTO, D. A. É inerente ao trabalho em saúde o adoecimento de seu trabalhador? v. 37, n. 126, p. 290–305, 2012.

CORRIGAN, B.; MAITLAND, G. D. Ortopedia e Reumatologia. Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Editorial Premier, 2000.

FARIA, H. X. No fio da navalha: o processo de trabalho de uma Unidade de Saúde da Família de Vila Velha - ES. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul (RS): Educs; 2005.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C.; MARQUES, M. C. da C. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.14, n.4, Agos. 2009.