Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O impacto da atividade lúdica na educação em saúde: percepção de acadêmicos de enfermagem
Alessandra da Costa Barbosa, Juliana Flores Dias de Souza, Alceli Fernandes, Lucilene Maria da Silva, BRUNA ALVES DE JESUS

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de um relato de experiência realizado durante uma ação educativa em saúde ao combate à pediculose realizada por graduandos do curso Enfermagem de uma faculdade particular no município de Campo Grande – MS, cumprindo os quesitos da disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Pública. Objetivou-se elaborar uma ação lúdica de combate a pediculose com crianças em um Centro de Educação Infantil (CEINF) do município de Campo Grande – MS com parceria de uma Unidade Básica de Saúde. Priorizando o entretenimento para realizar a higienização do couro cabeludo e catação manual do parasita. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Foi solicitado ao CEINF que fizessem uma seleção de 20 alunos com possível infestação do parasita pediculus capitis (piolho) e encaminhassem aos pais um termo de autorização. Os pais receberam o termo de autorização, com descrições das atividades previstas para o dia da ação, solicitando assinatura e o envio de uma toalha para uso individual. Os demais insumos necessários seriam fornecidos pelos idealizadores da ação. Porém apenas 13 crianças apresentaram a autorização assinada e foram encaminhadas para a ação em uma sala recreativa, decorada com balões, imagens de piolhos coloridos fixados à parede, dispondo de televisor, livros de contos infantis, lixas de unhas, desenhos e lápis para colorir. A equipe apresentava-se com mascaras coloridas e foi desenvolvido um teatro demonstrando o desejo desses piolhos por cabelos sujos para fazer morada, cujo foi o entretenimento principal. Em seguida realizava-se a limpeza dos cabelos com shampoo neutro, aplicava-se o shampoo para combate ao piolho deixando agir 20 minutos, logo enxaguava e fazia o uso do pente fino e catação manual. Por fim as crianças receberam kit presente. RESULTADOS: Das 20 vagas disponibilizadas para a ação, 35% os responsáveis devolveram o termo em branco e as que responderam autorizando 77% não enviaram a toalha para uso individual, evidenciando a deficiência no comprometimento por parte dos responsáveis os com assuntos direcionados pela instituição educacional onde seus filhos estão inseridos. As crianças participantes da ação foram receptivas, interagiram com as brincadeiras, demonstrando descontração, compreensão e colaboração. Dos entretenimentos disponibilizados na sala, os desenhos para colorir demonstraram ser o item de primeira escolha, seguido dos balões, e por último os livros de contos infantis. A quantidade de parasitas encontrados excedeu as expectativas, refletindo a carência do cuidado com a higiene e saúde infantil, as crianças atendidas estavam bastante infestadas com o parasita, necessitando de minuciosa catação manual, porém envolvidas com o cenário lúdico o tempo transcorreu sem parecer exaustivo para as crianças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Um projeto de início tímido tomou proporções significativas, superando as nossas expectativas e proporcionando-nos aprendizado no planejamento de ações comunitárias, de muita valia para nossa formação acadêmica. A participação da equipe educacional foi importante, esperando ter alertado para a necessidade de novas intervenções. O estudo nos trouxe experiências da realidade com as crianças carentes, com necessidades de atenção na sistematização dos cuidados de higiene capilar.