Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Possibilidades de atuação da residência multiprofissional em saúde coletiva em um serviço de referência em tuberculose
Priscilla Rocha da Fonseca, Denise Gomes, Luciana Barcellos Teixeira, Josiane Santos, Mariana Gunther Borges

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A integralidade em saúde é um dos princípios fundamentais do SUS. A partir dessa concepção a residência multiprofissional busca romper com práticas segmentares e fragmentadas do cuidado em saúde. O programa de residência em saúde coletiva é um importante dispositivo de formação de trabalhadores para o SUS, ao pensar a integralidade do cuidado como princípio norteador de suas práticas. Dessa forma, esse trabalho traz o relato da inserção de profissionais de serviço social, biologia e biomedicina em um centro de referência de tuberculose (CRTB). DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA: As atividades são desenvolvidas em um centro de referência de tuberculose, onde se percebe que o cuidado em saúde tem a sua centralidade na doença, desconsiderando o conceito ampliado de saúde. Nessa perspectiva, desenvolvemos atividades de fortalecimento da rede de apoio formal e informal, tendo como estratégia potencializar as reuniões de equipe com a presença da rede intersetorial, contribuindo para uma visão totalizante do processo saúde-doença, envolvendo os dispositivos sociais da rede para o tratamento da tuberculose. A partir disso, introduzimos na equipe o conceito do projeto terapêutico singular, colocando o usuário no centro do cuidado, e como sujeito ativo do seu tratamento, rompendo com as práticas fragmentadas do atendimento ao trazer a concepção de um cuidado integral ao usuário. RESULTADOS: Percebemos que se iniciou uma mudança na postura da equipe perante os sujeitos, visualizado através de um maior interesse pelas demandas do usuário, bem como indícios de uma integração maior entre a equipe, ao se reconhecer como equipe que produz saúde em uma perspectiva também de promoção. Há também uma confiança maior da equipe com a rede de apoio e interesse em atividades que visam uma totalidade no olhar sobre o atendimento ao usuário. Considerando o índice elevado de abandono de tratamento, esses resultados se mostram importantes, pois se trata de um novo olhar sobre o usuário com tuberculose. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constata-se que falta capacitação formativa para entender as diferentes complexidades dos usuários, discutir os determinantes sociais de saúde e assim alcançar a integralidade em uma perspectiva totalizante do cuidado em saúde. A partir da experiência compartilhada, considera-se a residência em saúde coletiva um importante dispositivo de educação permanente, não só para os residentes, mas para a equipe do campo de prática.

Palavras-chave


Integralidade; ensino em serviço; intersetorialidade

Referências


CLOSS, T. T. Inserção do Serviço Social nas residências multiprofissionais em atenção básica: formação em equipe e integralidade. In: BELLINI, M. I. B.; CLOSS, T. T. (Org.). Serviço social, residência multiprofissional e pós-graduação: a excelência na formação do assistente social. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
BRASIL,  Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília, 2006c. (Série B. Textos Básicos de Saúde). _____. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Portaria nº 45 de 12 de janeiro de 2007. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília/ DF, 2007.