Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ARTE SUAVE: a inserção do JIU-JITSU na promoção de saúde e educação das crianças apoiadas pelo NASF Celso Daniel
THAIS POLA BAPTISTA COELHO, WAINER RODRIGUES, ELAINE SANTANA, ERIKA FERREIRA LIMA, VIVIAN VIEIRA, LUCIMAR LIMA, TIMOTEO CARDOSO OLIVEIRA, LUCAS GUILHERME LANDIM, VANDERLEI ALMEIDA

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: Através da análise das demandas relacionadas ao sedentarismo, violência (doméstica e sexual), déficit de atenção, transtorno de hiperatividade, obesidade, bullying, baixa estima e mau comportamento, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Após a discussão com a Estratégia Saúde da Família (ESF) decidiu utilizar a Arte Marcial JiuJitsu, como ferramenta de acesso e formação dos jovens da área de abrangência da Unidades de Saúde Celso Daniel e UBS Jardim Santa Luzia, situados em Guaianases na zona leste do município de São Paulo. Essa região, segundo dados do último senso apresenta índices de extrema pobreza e vulnerabilidade social (IDH 0,748 – 94º entre os 96 distritos do Município de São Paulo). A implantação do grupo teve como finalidade agregar valores através do esporte; com efeitos na família, escola e comunidade. Entre eles educar e formar indivíduos, com determinação, respeito e disciplina; resgatar a autoestima das crianças permitindo que eles disseminem uma cultura de paz em sua família e comunidade, melhorar a atenção e concentração no ambiente escolar e tornar o acesso e cuidado em saúde mais atrativo para o público infantil. O JiuJitsu tem características integrativas, já que trabalha as questões do respeito às diferenças, dos limites e da inclusão social. No aspecto físico, promove o aumento da capacidade cardiorrespiratória e vascular, assim como a otimização da resistência muscular localizada, da força, da flexibilidade e da agilidade. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO – O grupo é multiprofissional e ocorre semanalmente, com a facilitação do educador físico do NASF e demais integrantes como a assistente social, nutricionista, dois Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e um auxiliar administrativo. A ação é destinada a pacientes de ambos os sexos, com idade entre 08 e 14 anos, que necessitam de orientação, cuidado específico, olhar ampliado e direcionamento para rede sócio assistencial. A porta de entrada do grupo é após a discussão do caso em reunião ESF+NASF, visitas ou consultas e discussão do caso,  a permanência no grupo depende da avaliação trazida pelos pais sobre o comportamento domiciliar e escolar. Resultado– É possível observar uma capilarização do aprendizado no tatame para os âmbitos familiares, sociais e escolares. Isso é observado nos relatos dos pais, durante as reuniões bimestrais realizadas na presença dos filhos e nas falas dos professores durante as visitas aos equipamentos escolares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O aprendizado extravasa aquele cercado pelo tatame, pois as crianças são tratadas e preparadas para enfrentar os combates do seu dia a dia e assim, conseguem promover mudanças também nos espaços que estão inseridas. Entendendo que as crianças são as figuras sociais que mais apresentam a possibilidade de transformação e que, segundo um dos valores marciais, de quem luta não briga, a maior conquista desta ação é a luta pela vida e por uma sociedade mais saudável.

Palavras-chave


atenção básica; NASF; práticas integrativas