Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A POROROCA CHAMADA EPS E O MOVIMENTO PARA CRIAÇÃO DA CADERNETA DO PROGRAMA DE TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: APRENDER A CONHECER PARA CONHECER E APRENDER
MARIELE BORGES DO NASCIMENTO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


RESUMO: Os serviços de saúde no Brasil sofreram várias mudanças ao longo dos anos, a partir de mobilizações da sociedade foi possível à implantação do Sistema Único de Saúde e, consequentemente, a criação, expansão e acesso a vários serviços de saúde, dentre eles o Programa de Tratamento Fora de Domicílio que tem como função custear tratamento médico especializado para usuário do Sistema Único de Saúde fora do município de origem. O presente trabalho tem por finalidade falar sobre o relato de experiência do Curso de Especialização de Educação Permanente em Saúde em Movimento – Pará, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde, a partir de um Projeto de Intervenção denominado de Caderneta do Programa de Tratamento Fora de Domicílio do município de Breves – PA: aprender a conhecer para conhecer e aprender. O trabalho encontra-se organizado em dois capítulos, a considerar: o primeiro denominado de O Programa de Tratamento Fora de Domicílio na Secretaria Municipal de Saúde de Breves – PA discorre sobre os aspectos constitucionais e funcionais do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (PTFD), destacando os princípios da integralidade e equidade e por fim explicita o projeto de intervenção e o segundo chamado de A pororoca, chamada EPS e o Movimento das ondas que levaram a criação do projeto de intervenção: Caderneta do usuário do PTFD de Breves – PA: aprender a conhecer para conhecer e aprender que relata as afecções obtidas dentro da EPS em Movimento e apresenta um Projeto de intervenção para ser implantado no Programa de Tratamento Fora de Domicílio do município de Breves no Estado do Pará. Dentre vários levantamentos e possibilidades o projeto visa: 1) Assegurar a todos os usuários do PTFD de Breves o acesso aos serviços ofertados de maneira integral e igualitária; 2)Proporcionar aos usuários identificação personalizada; 3) Garantir o acesso permanente a ações educativas para manutenção da saúde individual e coletiva; e 4) Melhorar o gerenciamento dos serviços realizados no PTFD de Breves. Por fim, nas considerações finais é ressaltado que o referido projeto não tem a pretensão de sanar todos os problemas existentes dentro do PTFD de Breves e que o mesmo não é uma solução pronta e acaba, pois o movimento a ser criado e a pororoca a ser formada a partir dele deve gerar novos movimentos, visto que a educação é permanente e o trabalho vivo está em constante movimento.

Palavras-chave


Palavras – chave: Usuário. Saúde. Educação. Projeto.

Referências


BEZERRA, A. F.B.; SILVA, K.B; TANAKA, O.Y. Direito à saúde e integralidade: uma discussão sobre os desafios e caminhos para sua efetivação. Interface: Comunicação saúde educação: 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/2012nahead/aop1812>. Acesso em 16 de julho de 2015.

 

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 384 de 04 de abril de 2003. Trata da alteração do Capítulo III – Critérios de habilitação e desabilitação de municípios e estados. Publicado no DO em 07 de abril de 2003 e republicado no DOU nº 104 em 02 de junho de 2003. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em 05 de junho de 2015.

 

______. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria/SAS/Nº 055 de 24 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre a rotina do Tratamento Fora de Domicílio no Sistema Único de Saúde – SUS, com inclusão dos procedimentos específicos na tabela de procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do SIA/SUS e dá outras providências. Disponível em: <www. saude.rj.gov.br/docman/portaria-sas-n-55-de-24...1999/file.htm>. Acesso em 10 de julho de 2015.

 

______. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Emenda Constitucional, Brasil. 3. Revisão Constitucional, Brasil. I. Título. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008.

 

______. Decreto n.º 1.232, de 30 de agosto de 1994. Dispõe sobre as condições e a forma de repasse regular e automático de recursos do fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde estaduais, municipais, e do Distrito Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1994.

 

______. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes para a programação pactuada e integrada da assistência à saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em 05 de junho de 2015.

 

______. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Assistência à Saúde. Lei 8.080/90/SAS, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde e organização e funcionamento dos serviços. Brasília: Ministério da Saúde, 1990.

 

COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTE – CIB/PA. Resolução CIB – PA n.º 09, Estabelecer critérios, responsabilidades e atribuições quanto à utilização dos recursos distribuídos pela Res. CIB n.º 85/07. Pará, 2008.

 

______. Resolução CIB – PA n.º 12, que dispõe sobre as regras para concessão do Programa de Tratamento Fora de Domicílio no Estado do Pará (em estudo). Pará, 2008.

 

______. Resolução CIB – PA n.º 85, aprova a distribuição dos valores para Gestão estadual e Gestão Municipal, conforme quadro para registro de remanejamento de média e alta complexidade, de acordo com a Portaria GM/MS n.º2.878, de 08 de novembro de 2007, Pará, 2007.

 

CONCEITO. Significado de Pororoca.  Disponível em: <http://www.suapesquisa.com>. Acesso em 15 de agosto de 2015.

 

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. Para entender a gestão do SUS. Brasília: CONASS, 2003.

 

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH). Artigo 25. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br>. Acesso em 20 de julho de 2015.

 

FERNANDES, Silvio Darley Pereira. Tratamento Fora de Domicílio no Quarto e Sétimo Centros Regionais de Saúde do Estado do Pará: informações úteis para o planejamento da gestão do trabalho no SUS. Itajaí: 2010.

 

IBGE. Censo populacional 2014 de Breves - Pará. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em 20 de junho de 2015.

 

NÉRI, Marcelo; SOARES, Wagner. Desigualdade social e saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 18, p. 77-87, 2002. Suplemento.

 

OLIVEIRA, P. T. R. Desigualdade Regional e o Território da Saúde na Amazônia. – Belém: EDUFPA, 2008. 248 p.

 

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

 

RODRIGUES, William Cota. Metodologia Científica. FAETEC/IST: Paracambi, 2007. Disponível em: < http://unisc.br/portal/upload/com>. Acesso em 15 de agosto de 2015.

 

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

 

TEIXEIRA, Carmen. Os princípios do sistema único de saúde. Texto de apoio elaborado para subsidiar o debate nas Conferências Municipal e Estadual de Saúde. Salvador, Bahia, Junho de 2011.