Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: A MULTIPLICIDADE EXISTENCIAL DO CASO DEUZA
Camila Rocha dos Santos, Deib Lima de Souza, Fabiana Mânica Martins

Última alteração: 2015-11-17

Resumo


Trata-se de um relato de experiência que se apropria da ferramenta do usuário guia, enquanto ensaio de produção do conhecimento da narrativa partindo da experiência vivida, sentida e afetada. São as redes de cuidado produzidas pelo usuário, construídas e inventadas fora do sistema de saúde, que muitas vezes se traduzem na luta por vencer as barreiras produzidas no próprio sistema. Reportar-me-ei a uma usuária que me tocou intensamente, a (Deuza). Quando reencontrei a Deuza pela última vez, em novembro de 2014, ela estava andando pelas ruas do centro da cidade de Manaus, totalmente despida, suja, com o cabelo maltratado, parecia não saber o que estava fazendo naquele momento. Ninguém ao vê-la naquela situação imaginaria que ela trabalhava, era mãe, amiga, que tinha uma família e uma casa para morar. Minha intervenção no momento deste acontecido foi levá-la para a sua residência. No mesmo dia, a Deuza foi encaminhada para uma instituição psiquiátrica, de onde fugiu minutos depois. Mais tarde, a encontraram morta em uma avenida bastante agitada de Manaus, havia sido vítima de um atropelamento, estava nua e quase irreconhecível, e sem documentos que a identificassem. As informações que circulavam pelos jornais se referiam a ela como uma moradora de rua. Uma das contribuições desta militante, em saúde mental, utilizada para dar voz a sua compreensão sobre o referido tema, neste usuário guia, é o seu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Universidade Federal do Amazonas em 2012, com o respectivo título: A Convivência Familiar e Comunitária dos Usuários Atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS- SUL) em Manaus. Desse modo, o relato da produção do cuidado referente ao usuário guia escolhido é fundamental para se compreender os diversos caminhos, ou melhor, as diversas redes de conexões estabelecidas entre este usuário, o sistema de saúde, e para além deste sistema, outras redes que foram constituídas por ele, com o objetivo de alcançar sua autonomia e satisfazer suas necessidades. A Educação Permanente em Saúde como estratégia de mudança no processo de trabalho, no cotidiano dos profissionais pode viabilizar uma rede de conexões que potencialize o cuidado e o trabalho, com mais produção de saúde e menos barreiras nos nossos serviços.  

Palavras-chave


usuário guia; conexão existencial; saúde mental.

Referências


BUOGO, Miriam; CASTRO, Gardenia. Memorial de Formação: Um dispositivo de Aprendizagem Reflexiva Para o Cuidado em Saúde. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 2, p. 431-449, maio/ago. 2013.

CECCIM, R.B; FERLA, A.A. Linha de Cuidado: a imagem da mandala na gestão em rede de práticas cuidadoras para uma outra educação dos profissionais de saúde. In: Gestão em Redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. (Org.) Roseni Pinheiro; Ruben Araujo de Matos. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006.

EPS EM MOVIMENTO. Uma conversa sobre fontes narrativas. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/uma-conversa-sobre-fontes-narrativas-1/>. Acesso em: 07 jun. 2015.

EPS EM MOVIMENTO. Usuário guia. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-experimentacoes/usuario-guia>. Acesso em: 15 jun. 2015.

EPS EM MOVIMENTO. Relação entre arte, saúde e educação. 2014. Disponível em: <http://eps.otics.org/material/entrada-textos/relacao-entre-arte-saude-e-educacao>. Acesso em: 10. abr.2015

EPS EM MOVIMENTO. Teatro do oprimido. 2014. Disponível em: <hhttp://eps.otics.org/material/entrada-experimentacoes/teatro-do-oprimido>. Acesso em: 30 nov.2014.

FEUERWERKE,  Laura. Micropolítica e Sáude: Produção do Cuidado, Gestão e Formação. Ed. Rede Unida, 2014, Porto Alegre.

GOMES, Maria Paula Cerqueira; MERHY, Emerson Elias. (Org.) Pesquisadores In-Mundo – Um estudo da produção do acesso e barreira em Saúde Mental. Porto Alegre, Editora Rede Unida, 2014.

MERHY. Elias. Como nascem as redes de cuidado em saúde. O caso Magda que não é um caso. Multiplicidade existencial, rede viva. Texto para animar a mesa-ativadora do debate sobre Redes Vivas e as pesquisas dos Observatórios - Linha Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde / UFRJ / UFF / USP. 2014.

NUNES, Francinete. A Convivência Familiar e Comunitária dos Usuários Atendidos no Centro de Atenção Psicossocial Sul (CAPS- SUL) em Manaus. UFAM, 2012, Manaus.

REVISTA RADIS. Saúde Mental: Atenção Integral Supera Medicalização da Vida. N. 146, novembro, 2014.