Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A enfermagem e a saúde na escola: educação em saúde para promoção e prevenção em uma Unidade de Educação Infantil da Amazônia
Géssica Rodrigues de Oliveira, Antonia Irisley da Silva Blandes, Cristiano Gonçalves Morais, Gisele Ferreira de Sousa, Simone Aguiar da Silva Figueira, Andréa Leite de Alencar, Veridiana Barreto do Nascimento, Maria da Conceição Cavalcante Farias

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: A higiene corporal e bucal são meios profiláticos através dos quais o individuo pode intervir ativamente no equilíbrio do corpo de maneira simples e eficaz, possibilitando a manutenção da saúde e até mesmo auxiliando as defesas naturais do organismo impedindo a ocorrência de fenômenos. Estes hábitos relacionados ao autocuidado são de extrema importância por intervirem diretamente nos fatores determinantes do processo saúde/doença1. A infância por tratar-se de um período de construção e adesão de hábitos e comportamentos, torna-se um período ideal para a prática de intervenções socioeducativas desta natureza. Sendo assim entende-se como de extrema importância o papel do profissional da enfermagem junto às instituições de educação atuando de forma interdisciplinar, considerando as características socioculturais locais. Este trabalho objetivou orientar sobre hábitos básicos de higiene corporal e bucal entre crianças da educação infantil, dando ênfase na sua importância na saúde do indivíduo. DESENVOLVIMENTO: Configura-se em uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, realizada como parte da atividade avaliativa dos discentes do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará campus XII, localizada no município de Santarém. Foi realizada atividade socioeducativa no dia 24 de Junho de 2015, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) localizada na área urbana de Santarém, no período da manhã com público alvo 37 crianças de 3 a 4 anos de idade. Devido à faixa etária, optou-se por abordar o tema de modo dinâmico e lúdico com o intuito de promover a interação das crianças com os acadêmicos. Como meios empregados nas dinâmicas utilizou-se placas de “verdadeiro” ou “falso” distribuídas entres os menores, além disso, foi realizado um jogo educativo com painel de imagens que possibilitou às crianças estabelecer relações entre o assunto abordado e o próprio cotidiano através do uso de imagens sobre higiene: shampoo, sabonete, cortador de unhas estimulando as crianças a relacionar com o quadro que possuía categorias de higiene corporal: couro cabeludo, orelhas, corpo e boca, colando no painel as imagens correspondentes a cada categoria. Ao término da explicação e das atividades foi feito sorteio de kit´s de higiene contendo: creme dental, escova de dente e sabonete. RESULTADOS: Foi obtido êxito de acertos através da participação ativa crianças nos jogos educativos com feedeback positivo advindo dos mesmos em relação ao assunto abordado, esses resultados foram alcançados através do apoio da escola e dos professores que ofereceram suporte estrutural, além de informações acerca dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se a adesão e manutenção dos hábitos de higiene bucal e corporal orientados aos alunos em seus respectivos cotidianos, bem como a propagação destas orientações e hábitos vinculadas através dos mesmos para seus familiares. Salientamos também a importância da manutenção destes hábitos no âmbito escolar, como parte integrante da rotina diária da UMEI e das práticas pedagógicas de seus professores, para a efetiva adesão aos mesmos pelas crianças.

Palavras-chave


Educação em saúde; enfermagem; crianças

Referências


1 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Modulo 12:higiene, segurança, educação. /Ivan Dutra Faria, Antônio Cabral Monlevade. –Brasília: Universidade de Brasília, 2008. 75 p.

2 VIEIRA, Ana Maria Machado et al. Aprendendo Hábitos de Higiene através dos cuidados com o corpo .Acadêmica de  pedagogia 2009.