Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Docentes e Discentes de medicina na UEMS: a construção coletiva de um espaço de aprendizagem
Ednéia Albino Nunes Cerchiari, Herbertz Ferreira, Luciana de Bem Pacheco, Maria Inesila Garcia de Oliveira Montenegro

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS visa garantir ao futuro profissional da saúde, a apreensão de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes setores da prática clínica, do ensino, da pesquisa, e da gestão em saúde, assim como a capacidade de realizar uma ampla abordagem biopsicossocial, em um modelo de intervenção capaz de responder à multiplicidade de fatores que condicionam o fenômeno saúde-doença na sociedade (PPMedicinaUEMS, 2015). Na busca dessa formação, o Módulo “Habilidades de Comunicação, Liderança e Gestão” tem por objetivo contemplar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, no que concerne aos aspectos essenciais da formação do médico em comunicação, liderança e gestão. Para isso, garante-se ao discente de medicina da UEMS uma carga horária de três horas semanais ao desenvolvimento de tais competências. Seus eixos abrangem conteúdos relativos à comunicação em geral: desenvolvimento da identidade do estudante de medicina, escuta qualificada, relação estudante-paciente, médico-paciente e comunicação não verbal, incluindo a formação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), conforme as normas institucionais enfatizam a importância de se desenvolver esse mecanismo de inclusão, sobretudo no atendimento aos pacientes surdos – comunidade linguística ainda incompreendida na maioria dos consultórios. Além dessa vertente comunicacional, são abordados tópicos relevantes ao desenvolvimento da liderança e atividades de gestão, que integram o universo de trabalho do profissional médico e temas transversais, envolvendo conhecimentos, vivências e reflexões sistematizadas acerca da realidade; dentre os quais, Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Interdisciplinaridade, dentre outros. Portanto, esse resumo tem como objetivo relatar a vivência dos docentes no referido Módulo, cognominado resumidamente apenas pela sigla HCLG – Habilidades de Comunicação Liderança e Gestão. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O curso de Medicina da UEMS foi Aprovado pela Deliberação CE-CEPE Nº 253, de 23 de setembro de 2014 e Implantado a partir de 2015. Assim, este relato se refere ao período de janeiro a agosto de 2015, nos trabalhos acadêmicos com a primeira turma. Em meados de janeiro deste ano, iniciou-se o processo de Capacitação Docente uma vez que o Projeto Pedagógico do curso de Medicina estrutura-se conforme as disposições da Resolução CNE/CES nº3 de 20 de Junho de 2014 e, em atendimento ao estabelecido em seu artigo 26, possui módulos temáticos e longitudinais construídos coletivamente, onde o acadêmico “é sujeito da aprendizagem apoiado no professor como facilitador e mediador do processo”, portanto, valendo-se das Metodologias Ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e em problematização. No mês de fevereiro de 2015 foi elaborado o Manual do Docente e do Estudante do primeiro semestre o qual foi disponibilizado aos atores do processo (docentes e discentes) no início das aulas, ou seja, em março do corrente ano. Para o segundo semestre o Manual do Docente e do Estudante também foi elaborado e disponibilizado em agosto. O Módulo “HCLG” é um Módulo Longitudinal e está estruturado em atividades educacionais, desenvolvidas em cenários reais e treinamentos simulados em laboratório, exigindo do acadêmico demonstração de conhecimento e desenvolvimento de habilidades específicas nos respectivos domínios, expressas por atitudes e posturas adequadas e éticas. Tem como Ementa os seguintes conteúdos: Ensino e Formação Médica I: O estudante de medicina; Relação estudante-paciente; Comunicação; Estudos da Língua Brasileira de Sinais (Libras): língua, linguagem e fala; a estrutura da Língua Brasileira de Sinais e Sinais Básicos para a comunicação; Liderança: Aprendendo a viver em grupo e Gestão em Saúde. Em seu objetivo geral busca propiciar ao acadêmico de medicina conhecimentos básicos sobre o Ser Humano e suas relações na ótica da Psicologia, da Psicanálise, da Psicologia Médica, da Antropologia, da Filosofia, da Sociologia, da Fonoaudiologia, da Comunicação, da Liderança, da Gestão e da Libras e Linguística promovendo um diálogo interdisciplinar. Para a execução deste Módulo o corpo docente é constituído por quatro professores sendo um Coordenador (Psicólogo/Psicanalista); um docente (Psicólogo); um docente (Fonoaudiólogo) e um docente de Libras (Linguista). A turma é composta por 48 estudantes dividida em dois grupos a fim de facilitar os trabalhos pedagógicos. Portanto, as aulas são ministradas para 24 alunos em cada turma. Os conteúdos de Libras serão ofertados ao longo de quatro anos sendo conteúdo obrigatório do Módulo. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas neste período foram: Tempestade Cerebral; Estudo de Texto; Phillips 66; Painéis; Seminários; Aula Expositiva Dialogada (ANASTASIOU & ALVES, 2012). A avaliação no Curso de Medicina da UEMS é um processo permanente integrado ao modelo pedagógico adotado, permeando as diferentes instâncias das atividades educacionais desenvolvidas. Neste Módulo, o processo de avaliação busca determinar as competências adquiridas por meio de métodos quantitativos e qualitativos. Portanto, o processo avaliativo foi construído de modo contínuo, da mesma forma que a organização de conteúdos foi realizada. Para a aferição das habilidades e competências será utilizada a Avaliação Formativa e a Avaliação cognitiva. Serão realizadas várias avaliações por meio de Avaliação Diária do Acadêmico, Memoriais: Descritivos, Narrativos e Dissertativos; Vídeos; Seminários; Exame Clínico Objetivamente Estruturado (OSCE) e duas avaliações cognitivas (uma em cada final do semestre). RESULTADOS: No primeiro semestre tivemos como objeto de estudos e reflexões dois temas importantes na construção da identidade médica: O estudante de medicina e Relação estudante/paciente Para tanto, tivemos como disparadores os seguintes temas: O estudante de medicina - Expectativas e ansiedades em relação às escolhas realizadas (profissão, curso/instituição, localidade, entre outras); Período de transição do ciclo evolutivo do ser humano; Relação com os professores, médicos, equipe de saúde e demais profissionais da área da saúde; Relação com as instituições: universidade e outras instituições envolvidas no processo ensino-aprendizagem; Participação do estudante na vida institucional/universidade: ensino, pesquisa, extensão e diretório acadêmico; Código de Ética do Estudante de Medicina, Relação estudante-paciente: O paciente; A complexidade da dimensão humana; Natureza humana e saúde humana; Aspectos sociais, culturais e econômicos do paciente; Estar doente; Direitos e ganhos; Deveres e perdas; O estudante de medicina e a morte (REMEN, 1993; CAPOVILLA & RAPHAEL, 2001; ALVES, 2002; QUADROS & KARNOPP et al, 2004; BRASIL, 2005; Stewart, 2010; PORTO & PORTO, 2013). Acreditamos que uma mensagem enviada por uma das nossas alunas reflete o resultado das nossas aulas-encontros: “Professora, achei a tradução das nossas aulas! ‘A função do médico é curar. Quando ele não pode curar, precisa aliviar. E quando não pode curar nem aliviar precisa confortar. O médico precisa ser especialista em gente”, em referência ao renomado médico Adib Jatene. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos, finalmente, que o módulo HCLG é uma experiência de ensino-aprendizagem que visa, além de discutir conceitos relativos à comunicação, gestão e subjetividade humana, propiciar aos estudantes a possibilidade de reflexão, estudo e qualificação sobre o “fazer diário” de um estudante de medicina. Nosso intuito é formar médicos que possam atuar de maneira integrada e que desenvolvam instrumentos para a compreensão da complexidade do ser humano na contemporaneidade.

Palavras-chave


metodologias ativas de aprendizagem; estudante de medicina; médico; avaliação

Referências


ALVES, R. O médico. Campinas: Papirus, 2002.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (orgs). Processos de Ensinagem na Universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10ª. Edição. Joinvile, SC: Editora Univille, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC; SEEP, 2005.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. São Paulo: EDUSP, 2001. 1 e 2 v.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira, estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MELLO F., J. de. Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PORTO, C. C.; PORTO, A.L. Semiologia Médica. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

REMEN, R. N. O paciente como ser humano. São Paulo: Summus, 1993.

Stewart, M. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Porto Alegre: Artmed, 2010.

UEMS. Projeto Pedagógico do curso de Medicina da UEMS. 2015.