Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A influência da mídia no consumo alimentar de adolescentes entre 13 a 15 anos matriculados em uma escola privada do município do Rio de Janeiro, RJ
Alessandra Racca Gonçalo

Última alteração: 2016-01-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: Atualmente, o perfil alimentar dos adolescentes envolve o consumo excessivo de refrigerantes, açúcares e fastfoods e, em contrapartida, a reduzida ingestão de frutas, verduras e hortaliças. Nesse contexto, qualquer erro na construção alimentar, levará à formação de hábitos inadequados, como desvios nutricionais, o que culmina para o surgimento de inúmeras doenças. Diversos fatores são responsáveis por influenciar na alimentação dos indivíduos. Porém, vivendo-se em um mundo onde a mídia possui papel totalmente controlador sobre as pessoas, os meios de comunicação acabam contribuindo para um consumo inadequado de alimentos (REES, 1992). A Prática Educativa teve como objetivo geral conhecer os hábitos alimentares dos adolescentes. E, como objetivos específicos, promover o interesse dos mesmos em modificar seus hábitos alimentares com base numa alimentação saudável, além de orientar sobre os malefícios ocasionados pelo consumo de alimentos industrializados. DESENVOLVIMENTO: A Prática Educativa foi realizada em duas etapas. Em um primeiro momento, foi realizada a avaliação nutricional e a aplicação de um questionário contendo questões fechadas, o qual teve por objetivo avaliar o hábito dos adolescentes. Todos eles estavam regularmente matriculados e foram autorizados por seus responsáveis a participar, após a assinatura do termo de consentimento. Em um segundo momento, foi realizada uma introdução do que é alimentação saudável, baseada na explicação da Pirâmide Alimentar Brasileira. Além disso, foram exibidos, através do DataShow, alguns comerciais de alimentos, a fim de discutirmos os mitos envolvidos, o apelo sensorial e o consequente poder da mídia. A partir deste cenário, foi realizada uma reflexão, ressaltando os danos que os produtos podem oferecer ao organismo humano, se consumidos em longo prazo. RESULTADOS/IMPACTOS: De acordo com os questionários aplicados, 54,2% dos adolescentes afirmaram que a mídia influencia na sua alimentação, uma vez que muitos compram alguns alimentos somente porque aparecem na televisão. Quando perguntados sobre hábitos alimentares, 95,8% disseram que consomem alimentos industrializados mais de três vezes por semana. Uma das grandes influências no comportamento dos adolescentes são os aparelhos eletrônicos, os quais têm sido um dos principais motivos da ausência de atividade física na vida deles. Outro fator perceptível foi o fato de alguns adolescentes sentirem vergonha de comer de forma saudável. Diante disso, foi realizada uma reflexão com inúmeros questionamentos sobre comer comida de verdade, e eles entenderam que comer bem não é sinônimo de vergonha.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através da prática educativa, pode-se perceber a importância do nutricionista na vida da população, uma vez que a prática motivou muitos adolescentes a mudarem seus hábitos alimentares. A promoção da saúde é algo essencial, uma vez que a informação promove modificações no modo de pensar e de agir de muitas pessoas. As atividades que promovem saúde precisam ser colocadas em práticas por todos os profissionais da área de saúde, a fim de que todos tenham acesso à informação e possam, assim, escolher o caminho pelo qual irão percorrer.

Palavras-chave


mídia; consumo alimentar; adolescentes; rio de janeiro; alimentação; prática educativa

Referências


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