Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGOGICO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Maria Fabiana de Sena Neri, Maria Socorro de Sousa, Vaudelice Mota, Maria Josefina da Silva, Marlene Marques Avila

Última alteração: 2015-11-01

Resumo


A ordenação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde pode ser visualizada na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O presente estudo tem o objetivo de analisar o projeto pedagógico de um curso de enfermagem (PPE) em Fortaleza-CE, à luz das DCN. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa realizado de setembro a novembro de 2014. Foram informantes 12 docentes e 15 discentes. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e de pesquisa documental, identificando-se de que forma as DCN estão (ou não) contempladas no PPE, bem como as dificuldades e avanços adotados. Este estudo faz parte de um projeto maior de pesquisa cujo parecer ético foi emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. A partir do PPE analisaram-se as disciplinas com base nas competências e habilidades preconizadas nas DCN, destacando-se a Atenção à saúde, Tomada de decisões e Administração/Gerenciamento. A necessidade dos usuários nas discussões promovidas pelas disciplinas se revela uma dificuldade. Assim a inserção e a interação com os princípios da integralidade, participação social e promoção à saúde representam desafios. Existe no PPE uma lacuna quanto à corresponsabilidade dos profissionais dos serviços, em virtude das restrições destes e da pouca compreensão de que sua participação potencializa a formação e a transformação das práticas.

Palavras-chave


Educação; Enfermagem; Projeto Pedagógico

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília: Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Programas de Pós-Graduação - Stricto Sensu. Disponível em: http://www.ufc.br/ensino/programas-de-pos-graduacao-stricto-sensu. Acesso em: 17 de abril de 2015.