Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE TEATRO COM FANTOCHES: COMPARTILHAR CONHECIMENTO DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA
Luíza Souza de Magalhães, Nevoni Goretti Damo, Francielly Carine Marques Lauer, Liz Caroline de Oliveira Camilo, Rúbia Kaszczesen Farias, Karla Ferreira Rodrigues

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


O presente resumo visa demonstrar a experiência de voluntárias do programa PROPET-Saúde de Blumenau e também acadêmicas do Curso de Medicina da FURB - Universidade Regional de Blumenau (SC) no trabalho do lúdico infantil por meio de um teatro com fantoches cuja temática era a saúde bucal. A experiência aconteceu na Escola de Educação Básica João Durval Müller, com alunos da primeira série do ensino fundamental, por intermédio da Estratégia Saúde da Família (ESF) Afonso Balsini. O método utilizado foi o teatro com fantoches, incluindo personagens característicos do mundo infantil: dentes personalizados como saudáveis e cariados e um dentista em forma de jacaré, envolvendo 70 alunos e três professores. Após a dramatização, aconteceu um diálogo entre os voluntários do PROPET, alunos e professores da escola, no qual foram levantadas e sanadas as dúvidas das crianças sobre o tema. Nesta atividade também houve a participação da dentista e da técnica em saúde bucal responsáveis pela ESF, além de uma estagiária de nutrição que se encarregou de um lanche para as crianças após a encenação. Ao se trabalhar educação em saúde na escola, pode-se perceber a importância da metodologia ativa de educação como forma legítima de desenvolvimento da criança, na qual o conhecimento se dá por meio da interatividade. Por meio da dramatização, foi possível trabalhar a expressão corpórea e o contato com o público, para todos os participantes da atividade, em particular para as voluntárias PROPET. Nestas, contribuirá em sua formação e preparação futura, inclusive para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, a atividade permitiu reportar às voluntárias os desafios de como entreter uma criança e compartilhar com ela um conhecimento de forma simples para permitir uma compressão melhor de sua realidade. Sendo assim, foi possível constatar a efetividade do método lúdico ao observar o entusiasmo e os questionamentos das crianças, as quais se mostraram motivadas a adquirir uma melhor escovação e maior atenção e cuidado com a saúde bucal. Ou seja, o teatro mostrou ser uma maneira interessante de apropriação do conteúdo pelas crianças, uma vez que favorece a produção coletiva de conhecimento tanto cultural como científico. 

Palavras-chave


Saúde Bucal; Relações Comunidade-instituições; Educação em Saúde