Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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MICROPOLÍTICA E DOCÊNCIA PROTAGONISTA NOS CURSOS DE SAÚDE: uma intervenção transdisciplinar
Cristina Miyuki Hashizume

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo problematizar junto com professores da saúde a formação nos cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. METODOLOGIA: a intervenção consistiu em encontros em que se convidavam professores interessados no tema. Os temas discutidos no encontro foram às condições de trabalho docente, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Saúde e metodologias ativas que poderiam ser recontextualizadas à luz da realidade por nós vivida na instituição e nos territórios. Também houve encontros com professores do curso de Psicologia, envolvidos com disciplinas e projetos de Saúde Coletiva que se dispusera a conversar sobre o tema.RESULTADOS E ANÁLISES: a amplitude do projeto ficou restrita ao curso de Psicologia, especificamente a professores que tinham alguma motivação em relação ao tema. As políticas de intensificação do trabalho na universidade inviabilizaram a participação de alguns professores. Percebemos que os atravessamentos políticos e éticos do curso impediam a priorização do debate sobre ensino. Apesar de poucos encontros, as interações com os professores do curso nos mostraram a necessidade de se discutir ensino frente às adversidades das condições de trabalho. As metodologias ativas propostas no presente curso foram importantes para pensarmos uma docência mais centrada no aluno e na população atendida. Concluímos que os debates sobre o ensino de saúde estão atravessados por questões ético-políticas que desvirtuam a discussão técnica com disputas que pouco contribuo para resolver dilemas da formação em Psicologia. Reconhecer tais atravessamentos e problematizá-los é uma forma de avançamos nessa discussão.

Palavras-chave


trabalho; formação em saúde; docência

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