Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPERIÊNCIA AGREGADA A ESTUDANTES DE MEDICINA A PARTIR DE PROJETOS ELABORADOS NA ESF GERMANO PUFF COM A PARTICIPAÇÃO DO PROPET-SAÚDE EM BLUMENAU – SC
Francielly Carine Marques Lauer, Nevoni Goretti Damo, Luíza Souza de Magalhães, Rúbia Kaszczesen Farias, Miria de Souza Effting, Karla Ferreira Rodrigues

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


No ambiente universitário é considerável a opinião de que a participação em pesquisas e projetos extracurriculares na comunidade exerce ótima influência na formação acadêmica. Além de instigar o pensamento crítico, a inserção do estudante de medicina nesse ambiente o faz adquirir conhecimentos e também querer produzi-los. Vários relatos e produção a nível local em cinco anos tornam evidente a importância do papel exercido pelo PROPET-Saúde no desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino. Através de propostas do ensino-serviço proporcionadas aos alunos, viabiliza-se a construção de melhores profissionais, mais independentes e responsáveis. Logo, é interessante salientar os benefícios causados aos acadêmicos, e os conhecimentos agregados a eles advindos dessa experiência. A partir da participação em uma pesquisa desenvolvida juntamente ao PROPET-Saúde, SINTOMAS DEPRESSIVOS E AUTOCUIDADO EM DIABÉTICOS DA ATENÇÃO BÁSICA DE BLUMENAU – SC, os universitários foram inseridos no cotidiano da Estratégia Saúde da Família (ESF) Germano Puff. Lá, eles fizeram visitas domiciliares em duplas aos portadores de Diabetes Mellitus, percorrendo as microáreas abrangidas pelo posto. O diálogo com os diabéticos foi embasado no preenchimento de três questionários, associado à verificação da glicemia capilar dos usuários. Após essa pesquisa, atividades rotineiras da ESF acolheram os estudantes para novos projetos na comunidade. Alguns voluntários mediram a acuidade visual dos alunos de 1º a 9º ano da Escola Estadual Básica Doutor Max Tavares Amaral. O cotidiano da ESF também abrange encontros com gestantes, puérperas e diabéticos. Neles, há o contato direto com pacientes, que é uma eficaz experiência para os iniciantes da graduação em medicina. Isso os deixa entusiasmados, já que permite aos alunos colocarem em prática suas teorias e sentirem que seu trabalho trás benefícios para todos. Os acadêmicos obtiveram, a partir da participação nesses projetos, a possibilidade de contato com os pacientes, além de perceber melhorias que eles, como futuros profissionais da saúde, podem buscar para uma melhor relação médico-paciente. Como as atividades abrangeram vários âmbitos, os voluntários foram estimulados a realizarem novos projetos por perceberem que a integração com a comunidade é benéfica para ambos. Esse contato do acadêmico com a ESF e sua participação na pesquisa foi e está sendo responsável pela nítida mudança do ponto de vista do estudante frente ao funcionamento de uma unidade de saúde e, consequentemente, do Sistema Único de Saúde (SUS) assim como do próprio contato com o paciente. A inserção do estudante de medicina no início do curso em projetos de pesquisa promove segurança ao futuro profissional, permitindo a familiarização com o sistema de saúde e com a realidade dos pacientes. A independência e a responsabilidade são extensamente estimuladas, a ponto de refletir na comunidade em que atuam. Os acadêmicos, portanto, acabaram por reconhecer o papel que podem exercer no local, e acreditar no valor e nas possibilidades que esses projetos abrem na comunidade e que os mesmos sejam cada vez mais fomentados. Para eles, a oportunidade que o PROPET-Saúde lhes oferece é considerável para que se tornem, no futuro, melhores profissionais.

Palavras-chave


Saúde da Família; Relações Comunidade-instituições; Educação de Graduação em Medicina