Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE NO CONTEXTO DO ENSINO DE TÓPICOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
Raphael Raniere de Oliveira Costa, Soraya Maria de Medeiros, Marília Souto de Araújo, Marcelly Santos Cossi, Wanda Barbosa de Assis Vieira, Marcella Alessandra Gabriel dos Santos, Maria Betania Maciel da Silva

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: A simulação realística é uma técnica de ensino que vem sendo bastante difundida e utilizada no processo de formação em saúde e Enfermagem. A partir da estruturação de casos é possível criar, em ambiente simulado, situações que podem oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para o trabalho em saúde. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo analisar a metodologia da simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Justifica-se pela possibilidade em propor condições que vislumbrem melhorias no processo de formação na perspectiva de mensurar os impactos atribuídos a novas estratégias de ensino e aprendizagem nos espaços formativos de saúde e enfermagem. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo foco no ensino a partir da simulação realística no ensino de tópicos de Atenção Primária a Saúde (APS), na graduação em Enfermagem, em uma Instituição de Ensino Superior Pública brasileira. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Atenção Integral a Saúde II, esta é ofertada no terceiro ano do curso com a finalidade de preparar o acadêmico de enfermagem para atuar na APS. A população do estudo constituiu-se por 40 sujeitos: 37 discentes e 3 docentes da referida disciplina. A coleta de dados aconteceu no período de fevereiro a maio de 2014, deu-se por meio de questionários e entrevistas semiestruturados. Para tanto, seguiu-se a seguinte sequência: identificação do uso da simulação na disciplina alvo da intervenção; consulta as docentes sobre a possibilidade de execução da pesquisa; averiguação da ementa da disciplina, objetivos, competência e habilidades; elaboração do esquema de execução da intervenção; elaboração do checklist para treinamento de habilidades; construção e execução dos cenários de simulação e avaliação dos cenários. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva simples, percentual, e os qualitativos através do Discurso do Sujeito Coletivo. A simulação de alta fidelidade foi inserida no componente curricular da disciplina objeto da pesquisa, a partir do uso de paciente-padrão. Foram criados e executados 3 casos. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Na visão discente, a simulação contribuiu para a síntese dos conteúdos trabalhados durante a disciplina de atenção integral a saúde II (100%), atribuindo notas entre 8 e 10 (100%) aos cenários executados. Além disso, a simulação gerou um percentual considerável de grandes expectativas para as atividades da disciplina (70,27%) e também se mostrou como uma estratégia geradora de satisfação discente (97,30%). Consoante, a simulação é percebida por 23,91% como metodologia que proporciona uma vivência prévia da prática. O nervosismo foi uma das fragilidades mais citadas (50,0%). Já a aproximação com a realidade da APS foi à potencialidade mais representativa (63,89%). Além disso, os docentes da disciplina foram capacitados na metodologia da simulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo ressaltou a contribuição da simulação realística no contexto do ensino e aprendizagem em Enfermagem e evidenciou esta estratégia como mecanismo gerador de expectativa e satisfação entre discente da graduação em Enfermagem.

Palavras-chave


Enfermagem; Formação em Saúde; Simulação Clínica.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF); 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>.

 

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