Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DOS ENFERMEIROS SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR
Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marcelly Santos Cossi, Soraya Maria de Medeiros, Marília Souto de Araújo

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: As mudanças no mundo do trabalho exigem dos serviços de saúde ações que contemplem políticas de saúde e segurança no trabalho mais resolutivo. Logo, a Atenção Primária a Saúde (APS), por estar mais próxima da vida e do trabalho da comunidade, tem como um dos desafios a implementação efetiva da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde brasileiro e, o enfermeiro deve desenvolver ações específicas voltadas para esta área. Assim, a percepção sobre a produção do cuidado perpassa pelas concepções e práticas de profissionais da saúde nas suas diversas interfaces, cenários e serviços ofertados a população, e no contexto da saúde do trabalhador isso não é diferente. Nesse sentido, o trabalho teve por objetivo identificar as concepções de enfermeiros da APS sobre a saúde do trabalhador. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de estudo do tipo analítico e de abordagem qualitativa, realizado em unidades de saúde da APS dos distritos sanitários da cidade de Natal-RN, Brasil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante o Parecer nº 751.613, CAAE 31265914.8.0000.5537. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra foi constituída por 25 enfermeiros. A coleta se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e os dados analisados à luz da Hermenêutica-dialética. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Observou-se que o conceito de Saúde do Trabalhador foi dado em linhas gerais, e não com literalidade, comprovando que há uma clara deficiência no campo conceitual a este respeito. Entretanto, as entrevistadas citaram a importância de condições que contribuem para o desenvolvimento satisfatório do trabalho, a fim de evitar o adoecimento do trabalhador, evidenciando concepções que corroboram a mudança do modelo de atenção à saúde, com um olhar voltado para a promoção da saúde e prevenção do adoecimento do trabalhador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se que o conceito de Saúde do Trabalhador referido pelos sujeitos investigados, apesar de simplificado no tocante às especificidades dessa parcela da população, revelou-se com uma dimensão ampla, com a perspectiva da abordagem do trabalhador no seu âmbito físico, psíquico e social, sugerindo uma boa apreensão de acordo com o conceito ampliado de saúde.

Palavras-chave


Atenção Primária a Saúde; Saúde do trabalhador; Enfermagem.

Referências


Cossi, MS.  Concepções dos enfermeiros sobre a saúde do trabalhador. Natal. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014.

 

Ministério da Saúde (BR). Portaria n. 1.823 de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora. Brasília. 2012 Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html

 

Ministério da Saúde (BR). Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil: doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília (DF); 2001.