Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal
camilla ferreira do nascimento, Cristine Maria Warmling, Júlio Baldisserotto

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: As ofertas de serviços públicos na área da saúde bucal se restringiram historicamente ao nível primário da atenção. A Política Nacional de Saúde Bucal tem investido na ampliação e qualificação de serviços especializados em saúde bucal. As instituições de ensino responsáveis pela formação na área da saúde devem incorporar vivências no nível da atenção especializada na saúde bucal para contribuir nas reconfigurações das redes de atenção em saúde bucal que compõem o Sistema Único de Saúde. Nos cursos de odontologia os estágios curriculares se inserem como importantes ferramentas para os redirecionamentos necessários das redes de atenção e ensino na saúde. OBJETIVO: O estudo possui o objetivo principal de compreender o "agir em competência" na gestão e no cuidado especializado da atenção à saúde bucal desenvolvido durante o estágio curricular supervisionado obrigatório do ensino da odontologia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso do tipo único e integrado com abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas. Um questionário online com 32 questões organizadas em cinco conjuntos organizados de categorias temáticas foi respondido de forma anônima por estagiários do último semestre de um curso de odontologia, entre os anos de 2013 e 2015. Componentes analisadores foram sistematizados: protocolos, campos de estágio, atividades de educação à distância e dinâmicas pedagógicas. Os dados quantitativos foram analisados pela frequência das respostas fechadas. Os dados qualitativos foram analisados com base nos fundamentos da análise do discurso. Além disso, buscou-se compreender o que elas revelam em relação ao referencial teórico utilizado sobre o conceito de agir em competências de Schwartz. RESULTADOS PARCIAIS: Os resultados quantitativos demonstram que em relação ao agir em competência a opinião da maior parte dos alunos é de que obtiveram conhecimento dos protocolos de atenção especializada (49,9% - bom e regular; 49,4% ótimo e muito bom); relataram estar inseridos na realidade dos campos de estágio (56,2% - ótimo e muito bom) e com capacidade de aplicar os protocolos preconizados da atenção especializada em saúde bucal na realidade em que eles conheceram (49,9% bom e regular; 46,5% ótimo e regular). Além disso, a maior parte deles relatou conseguir desenvolver um trabalho com a equipe durante sua atuação no estágio (52,2% bom e regular; 36,2% ótimo e muito bom) e se mostraram motivados para o trabalho na atenção especializada em saúde bucal no SUS (58,4% ótimo e muito bom; 38% bom e regular). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados parciais mostram que a experiência de integração ensino-serviço analisada está proporcionando aprendizagens significativas sobre os funcionamentos das redes de atenção especializadas em saúde bucal e o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas.  

Palavras-chave


saúde bucal; educação baseada em competências; educação odontológica.