Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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BENEFÍCIOS DO CONTATO E CUIDADO AO PACIENTE ANTES DA PRÁTICA DO ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA NA CLÍNICA ESCOLA INTEGRADA DA UFMS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE – MS
Amanda Medeiros Gomes, Caroline Gerke Cordeiro, Alini Nunes de Oliveira, Mirelli de Sena Xavier, Taci Ana Cesár Andrade

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: As formações com atualização de conhecimentos, questionamentos emancipadores e práticas diferenciadas, exigem um novo perfil para o acadêmico da área de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo CNE/MEC, propõem esse modelo de educação, com objetivo de promover uma gradual autonomia intelectual, de forma que as competências profissionais possam desenvolver-se com um currículo orientado através dessa proposta construtiva. Isso se faz com um conjunto de métodos intencionalmente induzidos pelas disciplinas para preparar o estudante a ter consciência da importância de colocar em prática e correlacionar todo o seu conhecimento atual. Um processo educacional em saúde sólido busca, através de suas práticas de ensino, formar profissionais competentes que conheçam as necessidades em saúde e atendam satisfatoriamente à demanda assistida. DESCRIÇÃO: A experiência de ensino aprendizagem nos cenários de prática da disciplina Saúde do Adulto I, do curso de Fisioterapia, realizada na Clínica Escola Integrada – UFMS, vivenciada pelas acadêmicas do 5º semestre, trouxe a reflexão da estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprenderem juntos. As acadêmicas analisaram e avaliaram a disciplina, podendo destacar pontos positivos. Os seguintes aspectos foram ponderados: cenário de desenvolvimento das práticas, orientação docente e assistência por monitoras. O desenvolvimento das alunas também foi conceituado em tópicos de avaliação como: ética, trabalho em equipe, interação terapeuta e paciente, relação teoria-prática, voz de comando, linguagem clara e adequada, formação de vínculo com o paciente, adequação dos recursos terapêuticos, busca de conhecimento através de evidências científicas, execução de conhecimento teórico na prática e participação nas discussões. Tudo isso resultando numa oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento interdisciplinar prévio. IMPACTOS: A prática trouxe uma reflexão acerca de capacidade de correlacionar à teoria, vista em sala de aula, com a realidade da vivência profissional. Desafiadas a explorar os seus saberes e realizar os atendimentos semanais e elaborar os planos terapêuticos, baseando-se na literatura, para proporcionar um atendimento de qualidade e resolubilidade no período em que atenderam duas pacientes na clínica. As discussões ofereceram um ambiente de crescimento para relações interpessoais e trabalho em equipe, apesar das divergências que surgiram a respeito das práticas a serem desenvolvidas durante os atendimentos. Pode-se obter uma breve visão de como será a vivência profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência trouxe esclarecimento da importância da prática da fisioterapia baseada em evidências científicas. Em cada discussão do caso, houve melhor aprendizado em relação ao assunto e em relação à forma de construir o conhecimento, a fim de garantir um trabalho de excelência e competência.

Palavras-chave


educação; conhecimento interdisciplinar prévio, aperfeiçoamento de práticas