Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Ensino e Narrativa, buscando espaço de aprendizagem
Ana Lúcia Abrahão, Ândrea Cardoso Souza

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


A formação na área da saúde nos convida a um duplo desafio. Um primeiro de despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e um segundo de articular a este interesse as reais necessidades de saúde dos pacientes. Nesta direção, arranjos pedagógicos são construídos com o objetivo de organizar e conjugar o conteúdo necessário para a formação de médicos e enfermeiros. Estes arranjos são estabelecidos de forma a incorporar elementos da vida e do cuidado em saúde. Na Universidade Federal Fluminense, passamos a empregar as narrativas, histórias de vida e relatos orais, de pacientes e dos próprios estudantes, como elemento pedagógico durante a formação e aprendizado em saúde. Uma produção que passa a ser constituída a partir do encontro entre paciente e estudante, em que a essência do cuidado e do aprendizado, são destacadas. Justamente neste ponto, no ato, é trazido e agrupado as cenas da vida, os determinantes sociais da doença e o processo de aprendizado. Um conjunto, que é trabalhado em grupo com a presença do professor, do aluno e do profissional do serviço. Momento em que podemos perceber as possibilidades terapêuticas e educacionais que podem ser proporcionadas a partir da narrativa. Neste sentido a formação pode ser reconhecida a partir de outro lugar, sob outra perspectiva que convida o aluno a experimentar, a criticar, a participar da experiência de ensinar e aprender. “A experiência como aquilo que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece” (Bondía, 2002: 22). Há aqui uma diferença entre aquilo que vivenciamos e se torna uma experiência em nós, e o que vivenciamos e não nos afeta de modo a exigir novas significações.  

Palavras-chave


Ensino em Saúde; Cuidado; Experiência; Narrativa

Referências


BONDÍA, J.L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.