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EDUCAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS E SUPORTE BÁSICO DE VIDA: aprendizados e experiências adquiridas em atividade de pesquisa e extensão da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
Última alteração: 2015-11-03
Resumo
Introdução: As lacunas e dificuldades no ensino universitário nos cursos de saúde, ao abranger aspectos da assistência em atenção de urgência relacionada aos primeiros socorros e suporte básico de vida levam a necessidade de entrar no campo da pesquisa e extensão para adquirir experiências e conhecimentos julgados basilares para a assistência numa perspectiva integral e humanizada do cuidado. Objetivos: desenvolver conhecimentos acerca do tema de primeiros socorros atrelados a participação nas atividades de pesquisa e extensão. Trata-se de um relato de experiência de estudantes durante o Programa PENSE, PESQUISE E INOVE A UFBA – PROUFBA; iniciação de inovação tecnológica (PIBITI) e PERMANECER, realizados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no município de Salvador- Bahia, nos anos de 2013 à 2014, num total de quatro edições, com carga horária de 40 horas cada curso. Foram matriculados estudantes, servidores de escolas públicas do ensino fundamental, médio e superior (técnicos e professores), e profissionais liberais. Metodologia: Os cursos foram registrados no Sistema de Registro Acompanhamento de Atividades de Extensão (SIATEX), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT-UFBA), que emitiu os certificados. A população-alvo foi alcançada por meio de distribuição de cartazes impressos e eletrônicos divulgados nas redes sociais e visitas nas escolas públicas. Em momentos distintos foi feita avaliação dos conhecimentos prévios (pré-testes) antes das aulas teóricas e práticas e aplicação de avaliações para mensurar conhecimentos adquiridos com o tema (pós-teste). Os conteúdos foram distribuídos pelos seguintes eixos temáticos: I - Políticas Públicas: Atenção às Urgências (atendimento pré-hospitalar) e Humaniza SUS (Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (AACR) em urgência; II - Urgência Cardiológica: ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA); III - Urgências Traumáticas: imobilização e estabilização da coluna para o transporte seguro da vítima; intoxicação exógena, queimaduras, afogamento, ferimentos, fraturas, hemorragias; IV - Urgências respiratórias: obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE). É uma proposta pedagógica inovadora de ensino em urgência. Resultados: Características sociodemográficas dos 139 participantes, no período de 2013-2014, a idade média de 26 anos, correspondendo a um percentual 24,5% de homens e 75,5% de mulheres, com níveis de escolaridade entre 2º grau completo (52,5%), 3º grau completo (16,5%) e 3º grau incompleto (30,2%); cor autodeclarada: raça parda (52,5%), negra (27,3%) e branca (18%). Impactos e considerações: ao se tratar de uma proposta de pesquisa e extensão, podemos observar o nível de aprendizado dos participantes ao longo da trajetória do curso, com aplicação das avaliações, e acompanhamento das necessidades e subjetividades dos alunos. A experiência vivida supriu a lacuna do aprendizado. Os eixos de AACR e Atenção às Urgência Pré-hospitalar com propostas direcionadas de acordo com o preconizado pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), reforça o parâmetro ético/legal da necessidade da pré-assistência numa perspectiva humanizadora, que ultrapassa a visão biomédica de assistência meramente técnica e protocolista, que não permeia o importante aspecto do ver, ouvir e sentir de quem presta o atendimento em urgência, com uma assistência tecnicamente capaz, e humanizada em saúde e do respeito pela vida.
Palavras-chave
Ressuscitação Cardiopulmonar, Medicina de Emergência
Referências
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