Anais do 12º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Saúde em Redes ISSN 2446-4813 v.2 n.1, Suplemento, 2016
Acolhimento com Avaliação e Classificação de risco Revisão Sistemática da Literatura
Alaíne Nicácio Rosa, Rodrigo Santos da Silva, MARIA TERESA BRITO MARIOTTI DE SANTANA, Célia Maria Sales Vieira
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
No contexto das práticas de atenção á saúde, independente do nível de complexidade no qual o cuidado acontece a escuta sensível é uma ferramenta fundamental para um atendimento eficaz e humanizado. O respeito ao próximo e o reconhecimento da diversidade humana entendendo que cada pessoa possui características e formas diferentes de encarar o processo saúde doença e cuidado, possibilita uma maior abertura do profissional na escuta favorecendo uma melhor relação com o usuário. Busca-se nessa revisão analisar o efeito da escuta sensível e qualificada nas relações entre profissionais de saúde e usuários, e os efeitos por ela produzidos no atendimento de urgência em unidades de pronto atendimento, a partir das considerações encontradas na tecnologia do acolhimento com avaliação e classificação de risco (AACR), conforme estabelece a Política Nacional de Humanização do SUS. A coleta de dados ocorreu em consulta a artigos publicados em periódicos nacionais indexados na base eletrônica de dados LILACS. A busca foi realizada através do descritor “Acolhimento”. Foi feita avaliação crítica dos 30 artigos pré-selecionados, conforme os critérios de inclusão estabelecidos obtendo a mostra do estudo conforme sejam: publicação como artigo original abrangendo os anos de 2004 á 2011; escrito em língua portuguesa; disponibilidade online com acesso gratuito do texto na íntegra, publicados na América do Sul. Foram excluídos artigos reflexão, revisão de literatura, relatos de experiência, editorial, teses, dissertações sem publicação do artigo, livros, capítulo de livros, resumos expandidos publicados em anais de congresso, artigos repetidos ou que não retratavam, especificamente do tema em estudo. Após leitura foram excluídos 28 sendo que 02 artigos foram incluídos, servindo como base para esse trabalho. Os temas que emergiram da análise de conteúdo temática: Acolhimento aos familiares dos pacientes, avaliação acolhimento com classificação de risco realizada pelos profissionais de enfermagem. A escassez de publicações referentes ao efeito da escuta sensível e qualificada na Unidade de Pronto Atendimento de Urgência (UPA) é o primeiro indicativo de que o tema tem sido pouco discutido no meio científico. Um ponto observado na literatura, e também nos campos de prática do cuidado em saúde é que a estratégia de avaliação e acolhimento com e classificação de risco é erroneamente equiparado á triagem. Deve-se ressaltar a necessidade da promoção e realização de cursos de capacitação para a aplicação adequada da estratégia de AACR e com ela a escuta sensível, baseado e fundamentado na PNH/SUS aperfeiçoando a capacitação dos profissionais. Recomendo a inserção da discussão da política nos órgãos formadores (escolas de medicina, enfermagem e demais áreas de saúde) para que haja a formação de profissionais capazes e voltados para as necessidades e demandas do SUS.
Palavras-chave
acolhimento, classificação de risco e política de humanização no SUS
Referências
* MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, Dec. 2008.
* BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL,
* G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
* MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2008.
* SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, Morumbi, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.
* BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1979.
* BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
* GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.