Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIENCIA - EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO SUPORTE PARA A QUALIDADE VIDA DOS IDOSOS DO PROJETO AMI
Luciane Perez da Costa, Ângela Hermínia Sichinel, Marilena Infiesta Zulim, Camila Sichinel da Cunha Souza, Patricia F Barreto, Gabriela Pellizer, Carlinda Pedroso, Luci Matsumura

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: Uma das alternativas mais importantes para assegurar a autonomia e independência do idoso, como também o envelhecer saudável são as ações educativas. Educação em Saúde está relacionada com as práticas compartilhadas e articuladas entre os vários níveis de assistência. Nesse sentido, tais práticas devem ser valorizadas e qualificadas a fim de que contribuírem cada vez mais para a inclusão social, aprimoramento dos cuidados, significação das ações, como também a promoção da cidadania. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o formato das oficinas de educação em saúde desenvolvidas com os idosos do Projeto de Avaliação Multidisciplinar de Idosos (AMI) do Hospital São Julião, Campo Grande – MS. Desenvolvimento do trabalho: As reuniões com  os idosos têm sido quinzenalmente as quintas-feiras, no período vespertino, com duração de duas horas, sendo conduzidas pelos profissionais cadastrados no projeto. Inicialmente ocorre a leitura de um “contrato” que consta (oração inicial, organização das atividades).  Em seguida são realizadas as abordagens temáticas através de uma dinâmica de apresentação individual, informando  o tema a ser discutido no dia, sendo que este depende da área multiprofissional que está conduzindo a reunião. As atividades seguem o método de aprendizagem significativas com a participação ativa dos idosos nas atividades compartilhadas. Nos encontros com o grupo procurou-se sempre respeitar seus valores e crenças e compartilhar os saberes. Essas oficinas compreendem temáticas que possam ser relevantes diante das realidades vivenciadas pelos mesmos, bem como práticas educativas que promovam o autocuidado em relação às atividades básicas. Resultados e/ou impactos: Os grupos de Terceira Idade foram muito receptivos e abertos para novos conhecimentos. Observou-se o enriquecimento pessoal através dos saberes desenvolvidos em cada encontro, sendo relatado a importância deste compartilhamento as suas vidas. Considerações finais: O encontro dos saberes, práticas e vivências  contribuem para a autonomia do idoso no processo saúde e doença, possibilitando também o aperfeiçoamento da equipe multiprofissional que pode reinventar suas práticas construir ações educativas visando melhoria dos atendimentos. Assim a educação para o autocuidado no envelhecimento só pode ocorrer quando há interação entre os profissionais e os clientes através da troca de saberes e práticas.      

Palavras-chave


Educação em saúde; Envelhecimento; Qualidade de vida; Promoção da saúde.

Referências


PROJETO AMI

SBGG -SOCIEDADE BRASIELIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

SBC -SOCIEDADE BRASIELIRA DE CARDIOGERIATRIA