Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIA EDUCATIVA: UMA OPÇÃO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS EM POVOS INDÍGENAS
MARIA DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE FARIAS, FABRIANE RAMOS CAVALCANTE, SHEYLA MARA SILVA DE OLIVEIRA, MARCIA CASTRO PEREIRA, NOIANA LATOYA CAMPOS SOARES, LUCILENE QUINTINO DA SILVA LACERDA, LILIANE CRISTINA DA SILVA FELIX, RADSON TIO TIO WAI WAI

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Introdução: A saúde das populações indígenas é resultado da influência mútua de alguns elementos fundamentais: acesso à posse de terra; grau de contato com a sociedade nacional; liberdade para viver a sua singularidade (padrões alimentares, de educação, de moradia e de trabalho); acesso à vacinação e serviços de saúde. Entre os principais desequilíbrios do organismo que afetam a saúde indígena estão as verminoses, nas quais são decorrentes da precariedade das condições de saneamento das áreas indígenas, além dos hábitos culturais, alimentares e de higiene pessoal. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante a elaboração de uma tecnologia educativa com ênfase na prevenção de doenças parasitárias. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos e docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará – Campus XII/Santarém. Resultados: A produção da tecnologia educativa surgiu após uma visita à Casa de Apoio aos Índios (CASAI), do polo Santarém – Pará, onde verificamos que há uma grande incidência de casos de verminoses entre as crianças da Aldeia Mapuera com déficit de material educativo contendo informações sobre a prevenção de doenças parasitárias, visto que, essa situação pode levar ao aparecimento de diarreias que em crianças pode significar desidratação com grandes riscos de agravos à saúde. As cartilhas foram direcionadas às crianças, sendo escritas nas línguas: portuguesa e na língua Wai-Wai com foco na prevenção de doenças parasitárias. Considerações finais: A experiência acadêmica junto à comunidade indígena foi bastante produtiva. Devemos nos preocupar com a saúde de todos, ainda mais quando a saúde em questão é a saúde de uma das populações tradicionais da Amazônia, e que um olhar mais abrangente e humano deve ser exercido sob essas populações, onde não deve ser visualizada somente a doença, mas os fatores psicológicos, sociais e culturais de um povo.

Palavras-chave


Indígenas; verminoses; prevenção

Referências


ASSIS, E. M.; OLIVEIRA, L. E. M.; MOREIRA, L. E.; PENA, J. L.; RODRIGUES, L. C.; MACHADO-COELHO, G. L. L. Prevalência de parasitos intestinais na comunidade indígena Maxakali, Minas Gerais, Brasil, 2009. Cad. Saúde Pública vol.29 n.4 Rio de Janeiro Apr. 2013.

BRASIL. Política nacional de humanização. Secretaria de atenção a saúde. Brasília. Ministério da saúde, 2010.

CAVALCANTE B. L. L.; LIMA U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, Pelotas (RS) 2012 jan/jun;1(2):94-103.

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIA. A política de atenção à saúde indígena no Brasil. Breve recuperação histórica sobre a política de assistência a saúde nas comunidades índigenas. Publicação do conselho indigenista missionaria-CIMI. Organismo vinculado a conferência nacional dos bispos do Brasil-CNBB, 2013.