Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO EFEITO DO MÉTODO PILATES NO ALINHAMENTO CORPORAL DE IDOSAS DA COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO PEDRO EM TERESINA-PI
Luciane Marta Neiva de Oliveira, Michelle Vicente Torres, Felipe Aurélio Nunes de Sousa, Joseane do Nascimento Muniz, Jany Aline Alencar de Oliveira, Fernanda de Sousa Nunes

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


A nova realidade mundial despertou o interesse na busca por técnicas e métodos que procurem minimizar os efeitos fisiológicos do envelhecimento, dentre eles o Método Pilates, um sistema de condicionamento físico que integra o corpo e a mente com a prática de exercícios que visam melhorar a postura, equilíbrio, força muscular e flexibilidade podendo ser utilizado de forma eficaz na manutenção da capacidade funcional prevenindo quedas e doenças crônico-degenerativas nos idosos. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito do Método Pilates sobre variáveis do perfil postural em idosas na comunidade do bairro São Pedro em Teresina-PI. Realizou-se um estudo controlado, analítico, prospectivo e de intervenção  com uma abordagem quantitativa utilizando-se uma amostra de 40 idosas do sexo feminino, com idade acima de 60 anos, sendo 30 do grupo intervenção e 30 do grupo controle. As idosas foram avaliadas através da biofotogrametria utilizando-se o software de avaliação postural SAPO. O grupo intervenção foi submetido a um protocolo de 12 exercícios do Método Pilates, realizados em solo, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, durante 12 semanas.  Para a comparação das variáveis entre os grupos utilizou-se análise estatística não paramétrica aplicando-se o teste U Mann-Whitney com um valor de p≤ 0,05 para nível de significância. Os resultados obtidos mostraram que, na visão anterior, no momento antes da intervenção a distância entre os acrômios, epicôndilos e processo estiloide foram menores no grupo controle, em relação ao grupo Pilates, no entanto após a intervenção não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Na visão posterior observou-se uma diferença estatisticamente significativa somente nas variáveis: distância ângulo superior da escápula (p=0,01) e distância ângulo inferior da escápula (p=0,02) do grupo intervenção em relação ao grupo controle quando comparados nos momentos antes e após. Concluiu-se que o Método Pilates promoveu efeito positivo em algumas variáveis do perfil postural, podendo ser empregado em grupos comunitários, dentro das práticas corporais no sistema coletivo de saúde visando à promoção do envelhecimento saudável.

Palavras-chave


Exercício; idoso; postura

Referências


- BARBOSA, M. C.; DA COSTA, S. E. C.; DO NASCIMENTO, C., A. C. Declínio da capacidade de independência funcional em indivíduos idosos hospitalizados.Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde - FITS. v. 1, n. 3, p. 91-100, 2013. Disponível em:<https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/view/919/609>. Acesso em: 21 ago. 2014.

- CAMARÃO, T. Pilates no Brasil: corpo em movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

- LIMA-COSTA, M. F.; VERAS, R. Saúde pública e envelhecimento. Cad. Saúde Pública [online]. v.19, n.3, p. 700-701, 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2003000300001>. Acesso em: 05 ago. 2014.

- MACHADO, T. R. et al. Avaliação da presença de risco para queda em idosos,Revista Eletrônica de Enfermagem, p. 32- 38, 2009. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n1/pdf/v11n1a04.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2014.

- PAPALÉO, M. N. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: 2002.

- SILVEIRA, M. M. et al. Envelhecimento humano e as alterações na postura corporal do idoso. Revista Brasileira de Ciências da Saúde-USCS, v. 8, n. 26, 2011. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1081>. Acesso em: 19 ago. 2014.

- MAYER, A. P.; LOPES, W. A. A Influência do método pilates na aptidão física de idosas do município de Guarapuava, PR. Voos Revista Polidisciplinar Eletrônica da Faculdade Guairacá, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: <http://www.revistavoos.com.br/seer/index.php/voos/article/viewArticle/106>. Acesso em: 21 ago. 2014.