Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A formação docente de pós-graduandos na área de saúde: a construção da identidade docente
MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS, Thaisa de Farias Cavalcanti Santos, Lidia Ruiz-Moreno, Patrícia Lima Dubeux Abensur, Jhullyany Santos Duarte, Maria das Graças de Arruda Silva, Lunara Oliveira Farias Santos, LUCIANE SOARES DE LIMA

Última alteração: 2015-11-03

Resumo


Apresentação: O estudo apresentado consiste em um estudo multicêntrico na área de formação docente na pós-graduação, desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de São Paulo, Universidade do Rio Cuadro (Argentina) e Universidade de Córdoba (Argentina). O foco da formação docente na UFPE se dá com alunos do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, no qual estão inseridos profissionais da área de saúde, juntamente com profissionais de áreas interdisciplinares. Esta proposta visa contemplar e fomentar a função docente no aluno de pós-graduação, tendo em vista a sua inserção atual ou futura como Docente do Ensino Superior, articulando o ensino da pós-graduação ao ensino da graduação em enfermagem na disciplina de Metodologia Científica. Desse modo, o estudo tem como objetivo geral Analisar o processo de formação docente de alunos do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente. Desenvolvimento do trabalho: O estudo tem um enfoque qualitativo, sendo desenvolvido com estudantes de pós-graduação (Doutorado) no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Atualmente, a UFPE possui 128 cursos de pós-graduação stricto sensu (sendo 69 Mestrados Acadêmicos, dez Mestrados Profissionais e 49 Doutorados, além de 79 cursos de pós-graduação lato sensu - especializações). Como cenário de pesquisa a formação docente dos alunos do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente na Disciplina de Prática Docente II tem como campo de atuação prática a disciplina de Metodologia Científica I no 2º período do Curso de Graduação em Enfermagem. Durante a disciplina os pós-graduandos trabalham em sala de aula com estratégias de ensino dialógico-problematizadoras, contando com aporte teórico para subsidiar o planejamento das aulas. Além disso, contam com a discussão compartilhada do planejamento, leituras e discussões de subsídios teóricos da  área de educação para direcionar a sua atividade docente. Adicionalmente, após as aulas realizam a reflexão sobre a referida prática. Essas aulas acontecem semanalmente, com quatro aulas no grande grupo de alunos da graduação, e as demais aulas serão realizadas em forma de tutoria com grupos de sete alunos em cada grupo. O conteúdo referente à metodologia cientifica é trabalhado de forma contextualizada e aplicado à construção de um projeto de pesquisa. Nessa construção do projeto de pesquisa os pós-graduandos utilizam leituras e discussões de artigos, aulas em laboratório de informática, divisão de tarefas colaborativas entre o grupo, de forma a incentivar a participação ativa dos graduandos em enfermagem, além de mobilizar competências de trabalho em grupo. A coleta de dados consta de um formulário com variáveis socioeconômicas e demográficas, experiências anteriores como docente, expectativas em relação à prática docente, além de uma carta de apresentação e relato de experiências individuais, abordando situações significativas dos pós-graduandos como alunos ou como docentes, as quais constituíram corpus para análise. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: A partir da análise de conteúdo, emergiram duas categorias centrais. Na primeira, evidencia-se a busca pelas competências necessárias para o “ser docente” a partir de uma tendência sociocultural. Nos relatos dos doutorandos são destacadas algumas qualidades primordiais para o ser docente, como o papel mediador do professor para a autonomia do estudante de graduação, a necessidade de uma comunicação adequada na sala de aula, a articulação entre o saber teórico e as necessidades dos serviços de saúde e a importância dos condicionantes históricos, sociais e culturais para uma aprendizagem significativa na formação do futuro profissional de saúde. Além disso, os doutorandos ressaltam a inspiração do “ser e fazer docente” em outros docentes que fizeram parte da sua trajetória para a busca de uma identidade. Nos relatos dos doutorandos foram relembrados docentes que nas suas trajetórias se tornaram marcantes por dois motivos principais. Os primeiros por serem exemplo de professores que valorizavam o conhecimento técnico associado com pressupostos didáticos e a presença de uma postura ética nas relações humanas. Por outro lado foram lembrados docentes que se destacaram pela imposição de uma relação de poder, desqualificando o aluno e seus saberes. Considerações finais: Evidencia-se a relevância da formação docente na pós-graduação em saúde devido às novas demandas e desafios enfrentados pela Universidade. O papel do professor universitário e o desafio na construção dos saberes docentes necessários implica a necessidade de reflexão sobre a própria prática ancorada em referenciais educativos que possam ressignificar a função docente.

Palavras-chave


Formação docente; Pós graduação; Saúde

Referências


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Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente / UFPE - Disponível em: http://www.posca.ufpe.br/index.php?option=com_content&view=article&id=300&Itemid=175