Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Qualificação da atenção à saúde dos pacientes Hipertensos na UBS Rita Maria Da Conceição no município Tianguá CE
Fatima Aparecida Ferreira Teixeira de Carvalho, Mayelin Paneque Milan, Ysabely Aguiar Pontes Pamplona

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem alta prevalência e baixas taxas de controle, sendo por isso considerada um dois mais importantes problemas de saúde publica, e o principal fator de risco para muitas complicações vasculares, cardíacas e renais que são importantes causas de mortalidade e incapacidade e geram altos custos econômicos. A HAS é uma condição clinica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, ao associar-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas como consequência há um aumento de risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais O controle adequado dos pacientes com HAS deve ser uma das prioridades da atenção primaria. Objetivo: Este trabalho propõe um projeto de intervenção a ser aplicado pela equipe de saúde da família da UBS Rita Maria da Conceição, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes com HAS. Método: A área de abrangência da Unidade de Saúde da Família é responsável pela cobertura de cerca de 163 hipertensos. Para abordagem dos pacientes será feito o cadastramento e a estratificação de risco cardiovascular, com agendamento de consultas conforme prioridade, a partir da implementação do plano de ação proposto. Resultado Esperado: Pretende-se um aumento da adesão da população, as mudanças de estilo de vida e uso correto das medicações ao estimular a autonomia dos pacientes em relação ao seu estado de saúde. Com a implementação do plano de ação proposto pretendemos fazer diagnostico adequado e precoce da HAS para ampliar a cobertura destes pacientes, melhorar os níveis de adesão do hipertenso no planejamento de seu tratamento dando lhe mais responsabilidade por ele, o que aumenta seu cumprimento correto, melhorar a participação ativa no tratamento, a realização de mudanças no estilo de vida  e estimular a autonomia de sujeitos em relação ao seu estado de saúde.  Considerações Finais: Este projeto pretende contribuir na qualidade de vida e saúde da população da área de abrangência e contribuir, de forma significativa, a melhora das condições de saúde e de vida da comunidade onde nossa equipe trabalha.

Palavras-chave


Hipertensão, Adesão, Educação em saúde

Referências


ALMEIDA, M. F., BARATA, R.B, MONTEIRO, C. V., SILVA, Z. P. Prevalência de doenças crônicas autorreferidas e utilização de serviços de saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p 743-56, 2002.

ALVES, V.S.; NUNES, M.O. Educação em Saúde na atenção médica ao paciente com hipertensão arterial no Programa Saúde da Família. Interface comum. Saúde educ., Botucatu, v.10, n.19, p.131-147, jan./jun. 2006.

ANDRADE, J.P. et al. Aspectos epidemiológicos da aderência ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica. Arq. bras.cardiol., São Paulo, v.79, n.4, p.375-379, out. 2002.

ANTONIA ADRIANA DE SOUSA ROCHA .Estimulo a adesao terapêutica antihipertensiva em uma unidade do programa saude da família de Beberibe_Ceara 2009.

AMANDA GOMES RIBEIRO, et al .Representações sociais de mulheres portadoras de hipertensão sobre SUS enfermidade desatando os nos da lacuna da adesão ao tratamento na agenda da saúde da família. physis .Vol 21 No 1 Rio de Janeiro 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Hipertensão Arterial Sistêmica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : hipertensão arterial (Cadernos de Atenção Básica, n. 37) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças cardiovasculares no Brasil no ano de 2000. Disponível no site: www.saude.gov.br (acesso em 21/04/2004).

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Políticas de Saúde, Cadernos de Atenção Básica, Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes mellitus, Protocolo. Brasília, D.F., 2001.

CAR, M. R.; PIERIN, A. M. G.; AQUINO, V. L. A. Estudo sobre a influência do processo educativo no controle da hipertensão arterial. Rev. Esc. Enf. USP., v.25, n.3, p.259–269, 1991.

Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF ). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2004). Página visitada em 5 de setembro de 2008.

Goulart, Flavio et al. Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Estratégias de Controle e Desafios para os Sistemas de Saúde. Organização Pan-americana de Saúde. Brasília 2011 Disponivel em:

http://apsredes.org/site2012/wp-content/uploads/2012/06/Condicoes-Cronicas_flavio1.pdf Acessado em: dezembro de 2014

MOURA ,E.C,et al .Vigilancia de fatores de risco para doencas crônicas por enquinto telefônico nas capitales dos 26 estados brasileiros e no distrito federal (2006).Revista Brasileira de Epidemiologia ,São Paulo,V11,SUPL.1,p 20 37,2008.

MARIA AURORA D.C.CESAR dissertação de mestrado Hipertensão arterial sistêmica auto-referida disponível :

http://www.epidemio-ufpel.org.br/uploads/teses/dissert%2520aurora.pdf

OLMOS ,RD,LATUFO ,PA. Epidemiologia da hipertensão arterial no Brasil e no mundo .Ver Brás hipertens 9: 21-23;2002.

PASSOS et al .Hipertensao arterial :Estimativa de prevalência a partir de estudos de base populacional .Epidemiol .Ser.Saude (online) 2006, vol.15,n 1,PP. 35_45.ISSN 1679_4974 disponível  http  dx.doi.org.1051 23 s1679

RAILDO DA S C et al .Fatores associados a hipertensão arterial em adultos acompanhados por uma unidade de saúde da família.

SBH _Sociedade Brasileira de Hipertensão .Diretrizes Brasileiras de hipertensão arterial V .Sociedade Brasileira de Hipertensao ;Sociedade Brasileira de Cardiologia ,Sociedade Brasileira de nefrologia 2006.

SOCIDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Arq. bras.cardiol., São Paulo, v.89, n.3, p.e24-e79, set.2007.

SOCIEDAE BRASILEIRA de CARDIOLOGIA ,2010 apud.Brasil,2013 b pag 19

ZAITUNE, M .P.A, et al .Hipertensão arterial em idosos: Prevalência ,fatores associados e praticas de controle no município de campinas São Paulo ,Brasil.Cad. Saúde publica Vol 22. N 1 Rio de Janeiro .Feb. 2006.