Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS EXTRAMUROS NA FORMAÇÃO PARA O SUS
Ana Carolina Oliveira Peres, Maria Eduarda Pereira Caminha, Daniela Cristina Pereira, Ana Isabel de Godoy Ferreira, Daniela Lemos Carcereri

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


As residências multiprofissionais em saúde (RMS) têm como proposta pedagógica a qualificação de profissionais da saúde, alinhando-os aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, priorizando a atenção integral e a construção do trabalho coletivo em saúde. Fundamentam-se em um projeto político, pedagógico e ético que considera o indivíduo, a família e a comunidade. Para desenvolver tais habilidades, o residente participa efetivamente de diversas atividades do serviço em que está inserido, de momentos teóricos e teórico-práticos. Porém, em um país de discrepâncias claras de condições de vida, de oferta de serviços e de acesso à saúde, conhecer diferentes realidades, torna-se fundamental para a formação integral do residente. Objetivou-se descrever e divulgar a proposta de estágio curricular de vivência extramuro realizado por um coletivo de residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SMS) na Residência Multiprofissional da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral (CE), As atividades extramuros promovem a convivência e interação das RMS com as comunidades, familiarizam e capacitam os residentes a trabalhar na realidade que enfrentarão ao adentrar no mercado de trabalho. A REMULTISF possui em sua grade a carga horária de 240h para tal estágio, sendo que os residentes escolhem o local e planejam o roteiro de trabalho a ser realizado coletivamente ou em seu núcleo de formação. Participaram do estágio: 2 enfermeiras, 1 assistente social e 1 dentista. Durante o mês de junho/2013, o grupo se inseriu no processo de formação dos residentes sobralenses, com participação em atividades pedagógicas (aulas, tutorias, encontros de categoria), atividades de serviço (visitas domiciliares, atendimento coletivo, acolhimento aos usuários, atividades com escolares), de conhecimento da rede municipal de saúde, com foco nos serviços de referência à saúde mental e saúde da mulher. Durante o processo alguns conceitos foram evidenciados, como o da educação popular em saúde, concretizado em experiências como a da caravana de educação popular e o Ver-SUS, assim como a utilização de metodologias ativas de ensino durante as aulas teóricas e a aplicação das mesmas junto aos usuários. Ou seja, o processo vivo do trabalho em saúde, foi ressignificado para o grupo da REMULTISF, incorporando novos saberes, novos olhares e novos fazeres. A partir da experiência foi possível compreender a atuação daquela equipe multidisciplinar que, mesmo em meio às adversidades como a precarização das relações de trabalho e falta de estrutura física em alguns territórios, praticava o acolhimento, atendimentos individuais, vínculo, esforços coletivos em busca da integralidade, com predomínio de práticas humanizadas multi e interdisciplinares. Tais diferenciais foram revelados aos residentes da REMULTISF, destacando-se a maneira como tutores e preceptores estavam inseridos direta e ativamente no campo de atuação dos residentes sobralenses.  A experiência mostra-se enriquecedora tanto para o grupo que parte para a vivência, quanto para o grupo que os recebe. Sugere-se que essa integração entre as diversas RMS existentes no país deva ser expandida, melhor explorada e formalizada, a fim de facilitar o processo das trocas e fortalecer a formação, tornando-a, de fato, integral.

Palavras-chave


Residência Multiprofissional. Ensino. Sistema Único de Saúde

Referências


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