Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A PESQUISA-AÇÃO DO APRENDER E CUIDAR NA REDE CEGONHA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO
DAYSE MARIA DE VASCONCELOS RODRIGUES, ANA LÚCIA ABAHÃO, CÉLIA REGINA RANZEIRO DE BRAGANÇA, HERMINIA MARIA SOUBERCK REIS BAUCLAIR SILVA, ISABELLA DA COSTA MALHEIRO, RAFAEL ERNANE DE LIMA SALDANHA, ÉDRA APARECIDA FERREIRA, THAMYRES DE SOUZA LAURINDO

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Ministério da Saúde (PRO-PET Saúde/Rede Cegonha) proporciona ao acadêmico de enfermagem a interação com outros profissionais de saúde e também com as possíveis tensões que surgem na produção do cuidar a partir de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar, onde neste caso o foco principal é a assistência integral a mulher no período do gestar. Objetivo: Este relato de experiência objetiva discutir a importância para a futura formação ético-crítica e profissional, a participação do acadêmico de enfermagem no (PRO-PET Saúde/Rede Cegonha), vinculado a uma Instituição de Ensino Superior Federal em uma Unidade de Saúde em um Município de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Método de estudo: A metodologia escolhida foi a narrativa descritiva construídas ao final de cada encontro entre todos os atores envolvidos proporcionada pela pesquisa-ação onde o pesquisador e o pesquisado interagem e cooperam entre si, fazendo com que surja um conhecimento crítico-reflexivo e comprometido com uma ação política e social transformadora, a partir da produção do cuidar das gestantes de alto risco dessa Unidade de Saúde, assistidas pelo Serviço Único de Saúde através da Rede Cegonha. Resultados: Unidade-cenário referência para gestantes de risco, na sua grande maioria adolescentes referenciadas ou demanda espontânea, com diagnóstico confirmados ou a confirmar de HIV/AIDS e Sífilis. Oportunizou-nos dos meses de março a dezembro de 2014, o acompanhamento dessas usuárias, desde o acolhimento, passando por todas as consultas de pré-natal, os exames e o referenciamento para o parto, com toda a equipe de saúde que compunha a Unidade (Obstetras, Nutricionista, Assistente Social, Psicóloga e Fisioterapeuta) sempre com consentimento das usuárias e sob preceptoria da equipe de saúde da Unidade, permitindo-nos o desenvolvimento de diversas atividades de produção do cuidado. Ocasião que sempre nos propiciou o entrelaçar do conhecimento teórico e prático assistencial aprimorando o nosso raciocínio critico sobre questões relacionadas às demandas trazidas pelas usuárias e as dificuldades diárias dentro do processo de trabalho assistencial. Tudo isso, debatido, discutido juntamente com todos os atores envolvidos nessa produção de maneira interdisciplinar em prol de uma assistência de maior qualidade e resolutividade para a saúde da gestante e do seu bebê, respeitando sempre a sua vivência, seu contexto sócio econômico e cultural. Considerações finais: Fazer o sombreamento consentido dessas usuárias resultou em uma experiência significativa que nos permitiu uma aproximação mais real do que é o SUS na prática, do que são as redes de assistências e como elas se entrelaçam nesse processo do cuidar e toda a problemática de referência e contrarreferência enfrentadas por todos envolvidos no processo da assistência direta ou indiretamente. Além dos outros, possíveis desafios que o futuro enfermeiro poderá encontrar na sua atuação profissional, em prol de uma assistência à saúde cada vez mais integral e alinhada às necessidades específicas tratando-se da assistência à saúde da mulher como um todo e não somente na fase reprodutiva.

Palavras-chave


Saúde da Mulher; Cuidado; Formação Acadêmica; PET-SAÚDE

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 422, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 5 de março de 2010. Seção 1, p. 53.

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, 27 ago. 2008; Seção 1, p.27.