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Ensino da anatomia: avaliações aplicadas em alunos do ensino médio do colégio Silvio Romero
Última alteração: 2015-10-19
Resumo
Apresentação do trabalho: O projeto “compreendendo o corpo humano ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e universidade” é realizado no Colégio Estadual Silvio Romero, no município de Lagarto/SE. São utilizadas metodologias e estratégias ativas para o ensino da anatomia, sendo os alunos do ensino médio agentes responsáveis pela aprendizagem e os discentes da UFS agentes facilitadores, buscando aproximar as realidades da escola e universidade. O trabalho tem como objetivo analisar a eficácia das metodologias usadas nas aulas de anatomia do módulo dois (anatomia cabeça e pescoço/sistema digestivo) por meio de duas ferramentas, a avaliação somativa e formativa. Desenvolvimento do trabalho: Os alunos têm aulas uma vez por semana do módulo composto por cinco aulas de anatomia cabeça e pescoço/sistema digestivo. Inscreveram-se para o módulo dois 37 pessoas e foram distribuídos em duas turmas (manhã e tarde), mas só 18 concluíram, os alunos são avaliados através de duas ferramentas: avaliação somativa, que são quatro questões referentes ao tema do módulo, respondidas antes da primeira aula para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e aplicada novamente ao final da última aula para avaliar o conhecimento adquirido, sendo as mesmas questões em ambas as aplicações. Outra ferramenta utilizada é a avaliação formativa a qual o discente, agente facilitador avalia o aluno da escola de acordo alguns itens atribuindo notas de 0 – 2 a cada item, que são: relação com os membros do grupo; relação com o orientador da atividade; expressar-se de forma clara, objetiva e organizada; utilizar conhecimentos prévios; interesse e habilidade na atividade proposta, todos estes pontos são avaliados no primeiro dia de aula e novamente no último. Resultados e/ou impactos: Podemos observar o aumento do percentual de acertos nas questões da avaliação somativa: para a questão 1 na primeira aplicação 33,3% e na segunda 72,25%; questão 2 na primeira aplicação 22,2% e na segunda 61,1%; questão 3 na primeira aplicação 27,8% e na segunda 66,7%; questão 4 na primeira aplicação 11,1% e na segunda 55,6%, obtendo no geral um percentual de acerto na primeira aplicação de 23,7% e na segunda 63,9%.Na avaliação formativa foram obtidas as seguintes médias: na primeira avaliação 7,2 e na segunda avaliação 8,7. Considerações finais: Conclui-se que o objetivo foi alcançado, pois através dos resultados obtidos pelas ferramentas de avaliação somativa e objetiva nota-se a evolução na aprendizagem em ambas, com o uso das metodologias ativas, comprovando a sua eficácia no ensino da anatomia.
Palavras-chave
Anatomia; Ferramentas; Avaliações.
Referências
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FORNAZIERO, C. C.; GORDAN, P. A.; CARVALHO, M. A. V.; ARAÚJO, J. C.; AQUINO, J. C. B. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 2, p. 290-297, 2010.