Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM VIDEOAULAS: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO
Bruna Beatriz Gonçalves Bruno, Fernanda dos Santos Tobin, Rogério Dias Renovato, Karine Macedo de Oliveira, Tatiane Geralda André

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: O medicamento constitui-se em um dos principais recursos terapêuticos da sociedade contemporânea. Assim, seu uso racional é indispensável e foi definido como a situação na qual os pacientes recebem os medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas na dose correta por um período de tempo adequado e um custo acessível. A videoaula é um recurso audiovisual que desempenha uma função didática onde as informações são transmitidas, como facilitadoras de compreensão. No ponto de vista computacional é considerada uma aplicação de multimídia, importante para o ensino e aprendizagem. Objetivos: Desenvolver, implementar e avaliar as ações educativas em saúde sobre o uso racional de medicamentos por meio de videoaulas. Os objetivos específicos foram: abordar o uso correto da medicação, principalmente em relação aos fármacos administrados por via oral; promover a adesão aos medicamentos; orientar sobre a forma correta de guardar os medicamentos e apresentar os riscos da automedicação. Metodologia: Inicialmente, buscou-se na internet vídeos educativos sobre o tema, além da revisão de literatura. As etapas de elaboração e desenvolvimento das videoaulas foram através da construção de roteiros, gravação de videoaulas utilizando câmera de vídeo e celular, além da edição através do software Camtasia Studio 8. As videoaulas foram apresentadas aos alunos da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e depois foi aplicado um instrumento estruturado para avaliação. Resultados: Elaboração de 3 videoaulas com o tempo médio de 2 a 4 minutos sobre os temas: uso racional de medicamentos, políticas públicas de medicamentos e a importância de tomar o fármaco no horário correto. A avaliação realizada em agosto de 2015 por 13 pessoas da UNAMI e monitores foi satisfatória. Durante a edição e gravação dos vídeos, o mais preocupante foi o áudio e a qualidade de imagem, mesmo não dispondo recursos adequados para gravação. A experiência de evidenciar o conteúdo por meio do vídeo foi para 46% dos participantes uma experiência excelente e para 46% que uma boa experiência. Pelo fato da videoaula ser uma estratégia nova de ensino, na maioria das vezes os alunos preferem a aula mais tradicional, em que o professor está em sala de aula; e os vídeos são buscados praticamente para auxiliar no entendimento do conteúdo, ou como forma complementar a matéria que será estudada. Analisado a qualidade da videoaula, como um recurso caseiro viável no aspecto de rapidez e no processo de filmagem e edição do vídeo, 62% dos participantes responderam que a qualidade do vídeo estava boa, a geração de vídeos por meio de webcans, ou câmeras de celulares é um processo viável na produção do mesmo, porém destaca a necessidade de uma habilidade inicial em lidar com aspectos de iluminação e áudio. Considerações finais: Assim, espera-se ampliar o uso das videoaulas, como estratégia educativa complementar, ampliando o acesso sobre uma temática tão relevante, o uso racional de medicamentos.

Palavras-chave


Recursos terapêuticos; Via oral; Vídeo.

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