Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS como dispositivo de mudança na formação acadêmica
Josiel Elisandro Werle, William Goes Abbade, Ariane Calixto de Oliveira, Mariana Martins Sperotto

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Apresentação: Decorrente do atual momento em que o país se encontra, com dificuldades financeiras e diplomáticas é inevitável que seus serviços tendam a ficar precários e/ou com déficits significativos, afetando a população como um todo. O colapso presente no SUS demonstra claramente a dificuldade desse serviço, onde já serviu de modelo em outros países, em se manter. No estado do Mato Grosso de Sul a situação se tornou insustentável, com greve de profissionais da saúde e o desvio de verba destinado à saúde. Este relato tem por objetivo mostrar a situação vivenciada no estado e como o VER-SUS pode-se tornar um mecanismo para solução a médio e longo prazo. Desenvolvimento: A todo o momento a mídia relata casos em que pacientes não são atendidos, com dificuldades para marcar exames e profissionais que não comparecem ao plantão. Situação comum na rotina do estado, com unidades se restringindo somente ao atendimento de urgência e emergência, e diminuição de unidades com o terceiro turno, afetando quem mais necessita deste atendimento. Com a formação acadêmica voltada para a interação do ensino/serviço/comunidade, permite que o graduando veja a realidade de ambos os lados, como profissional tanto como usuário, onde leva a reflexão da necessidade desta união para formular mecanismos na melhoria do atendimento e manejo na saúde. O VER-SUS, serve como ferramenta para aqueles interessados em vivenciar, de forma mais profunda, a realidade do SUS. A vivencia proporciona que o “versusiano” entenda como os profissionais atuam frente as diferentes cenas de trabalho, seja na dificuldade de insumos ou na burocracia política do momento, nos mais diversos cenários, como cidades do interior e zona rural, onde é possível analisar o quanto importante o atendimento humanizado a esta população. Resultados e/ou Impactos: Os problemas enfrentados na saúde impactam sempre de forma negativa na vida de todos os cidadãos, direta e indiretamente, cabendo aqueles que atuam direto com o cliente saber resolver a situação e diminuir os danos que possam vir a ocorrer. Alimenta no acadêmico a vontade de correlacionar o aprendizado em sala com o aplicado em exercício, fomentando a iniciativa para criação de meios para implantação da teoria da melhor forma possível dentro do possível e suas condições existentes. Considerações finais: Uma excelente forma de chamar a atenção para uma necessidade eminente, proporcionando a produção de conhecimento científico para melhora não só na qualidade do atendimento para a população, mas também aos profissionais que atuam nessa frente e são os alvos das críticas.

Palavras-chave


Formação; Saúde Coletiva; Integração Ensino Serviço