Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: avaliação da implementação das ações no município de Campo Grande-MS
Geisa Alessandra Cavalcante de Souza, Edson Mamoru TAmaki

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma iniciativa interministerial de educação e promoção à saúde sexual e reprodutiva voltada para a população jovem, com o objetivo de reduzir o risco de ocorrência de DST, AIDS e gravidez não planejada por meio de ações integradas entre escolas e unidades de saúde. A proposta envolve saúde e educação no enfrentamento das vulnerabilidades que atingem essa parcela social, apropriando-se da metodologia de educação entre pares para a formação de alunos multiplicadores sobre os temas sexualidade, álcool, drogas, diversidades étnico-raciais, igualdade de gênero e influência de tabus que envolvem essas temáticas junto às famílias e comunidade. O projeto SPE, inserido no Programa Saúde nas Escolas (PSE) integra a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) a partir da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Considerando seu potencial de alcance nas ações de educação e promoção à saúde, sua eficácia está intimamente ligada à participação social. Os fenômenos que participam da realidade escolar quando associados às ações de promoção à saúde e à prevenção de doenças são complexos, necessitando de estratégias interdisciplinares para intervenção, monitoramento e avaliação. O alcance do projeto SPE, pela natureza de suas ações, é uma construção social sob a influência de diversos fatores. Neste sentido, a pesquisa, de desenho quantitativo, pretende avaliar a implementação das ações no município de Campo Grande-MS, a partir. Os objetivos específicos da proposta partem da construção de indicadores municipais, análise da implementação (considerando o nível de satisfação dos atores sociais envolvidos), bem como identificação de possíveis habilidades adquiridas pelos alunos das escolas pesquisadas, em relação às estratégias de prevenção previstas pelo projeto SPE. É fundamental buscar respostas sensíveis às demandas que emanam do Projeto SPE, o que tornam as intervenções muito mais efetivas em relação à superação da vulnerabilidade que permeia a população jovem no município de Campo Grande- MS. O instrumento utilizado para a coleta de dados primários poderá compor o conjunto de ferramentas utilizadas pela ESF no âmbito da avaliação. Resultados de processos avaliativos apontarão para as repercussões da proposta interventiva no cotidiano das relações sociais entre educandos, educadores, profissionais de saúde, famílias e comunidade, favorecendo novas possibilidades de implantação, aplicabilidade e continuidade do projeto nas escolas.

Palavras-chave


Projeto SPE; indicadores; avaliação.

Referências


ABREU, I. P. H. Direitos humanos, saúde sexual, saúde reprodutiva: o que os adolescentes têm a ver com isso? In: Corrêa, B. (org). Conversando sobre saúde com adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2007.

 

ARMANI, D. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. 1. ed. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.

 

AYRES, J.R.C.M. Vulnerabilidade e AIDS: para uma resposta social à epidemia. In: Boletim Epidemiológico – C.R.T. – DST/AIDS – C.V.E. – Ano XV – n.3. São Paulo, 1997.

 

BRASIL. Lei n.o 8.069, de 13 de julho de 1990. Institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União -16/7/1990. Seção 1, p.13563.

 

BRASIL. Lei n.o 8.080 de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Diário Oficial da União- 20/9/1990. Seção 1, p.18055.

 

BRASIL. Lei n.o 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a Regulamentação da Profissão de Assistente Social e dá outras providências.  Diário Oficial da União- 08/6/1993. Seção 1, p.7613.

 

BRASIL. Lei n.o 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgânica da Assistência Social.   Diário Oficial da União- 08/12/1993. Seção 1, p. 18769.

 

BRASIL. Lei n.o 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União-23/12/1996. Seção 1, p. 27833.

 

BRASIL. Decreto n.o 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola. Diário Oficial da União-06/12/2007. Seção 1, p.2.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Diretrizes para implementação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 24 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Guia para formação dos profissionais de saúde e de educação/ SPE. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 160 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde.  Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 8a. ed. Brasília,2010.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 110 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico- Aids e DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico- Aids e DST. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

 

CAMPO GRANDE (município). Prefeitura Municipal de Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde Pública. Programa Municipal de DST e Aids. Relatório do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: articulação, planejamento e mobilização, 2010.

 

CAMPO GRANDE (município). Prefeitura Municipal de Campo Grande. Secretaria Municipal de Saúde Pública. Programa Municipal de DST e Aids. Relatório 1ª mostra municipal PSE/SPE em Campo Grande, 2012.

 

CORDELLINI, J. V. F. Saúde do adolescente na estratégia de saúde da família. In: ARCHANJO, D. R; ARCHANJO, L. R; SILVA, L. L. Saúde da família na atenção primária. Curitiba: Ibpex, 2007.

 

DELL PRETTE, A.; DELL PRETTE, Z. A. P. Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes: manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

 

GUZZO, R. S. L. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: desafios do novo milênio para a psicologia escolar. In: Del Prette (org.). Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2003.

 

IAMAMOTO, M. V.; O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

 

MARQUES, L. F. Drogas na adolescência: álcool, tabaco e outras mais. In: Corrêa (org). Conversando sobre saúde com adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2007.

 

MOIMAZ, S. A. S.; FADEL, C. B.; YARID, S. D.; DINIZ, D. G. Saúde da família: o desafio de uma atenção coletiva. Rio de Janeiro: Ciência e saúde coletiva, v.16, supl.1, 2011.

 

PESSOA, J. H. L. Puericultura: conquista da saúde da criança e do adolescente. 1.  ed. São Paulo: Atheneu, 2013.

 

RICO, E. M. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 

SILVA, M.A. Sexo em tempos de Aids. In: Corrêa (org). Conversando sobre saúde com adolescentes. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2007.

 

SILVEIRA FILHO, A. D. O uso das ferramentas saúde da família na construção do cuidado em saúde. In: ARCHANJO, D. R; ARCHANJO, L. R; SILVA, L. L. Saúde da família na atenção primária. Curitiba: Ibpex, 2007.

 

SOLON, S.; TRENTIN, R.; MIYAGUSKU, L. Saúde e prevenção nas escolas: atitude pra curtir a vida. Campo Grande, n.1,2013. No prelo.

 

SOUZA, L.R. Uma reflexão sobre educação em saúde na estratégia de saúde da família. In: ARCHANJO, D.R; ARCHANJO, L.R; SILVA, L.L. Saúde da família na atenção primária. Curitiba: Ibpex, 2007.

 

TANAKA, O.,Y.; TAMAKI, E.,M. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2012.

 

TAMAKI, E.M.; TANAKA, O.Y.; FELISBERTO, E.; ALVES, C.K.A.; DRUMOND JÚNIOR, M.; BEZERRA, L.C.A.; CALVO, M.C.M.; MIRANDA, A.S. Metodologia de construção de um painel de indicadores para o monitoramento e a avaliação da gestão do SUS. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 2012.

 

UNFPA. Fundo de População das Nações Unidas. Direitos da população jovem: um marco para o desenvolvimento. 2. ed. Brasília, 2010.

 

VYGOTSKY, L.S. A construção social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

 

VYGOTSKY, L.S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.