Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Uso de metodologia ativa no desenvolvimento de competências em saúde mental
Mariana Prado Fagá

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Trata-se de um relato de experiência sobre trabalho com pequeno grupo de médicas do PROVAB utilizando metodologia ativa de ensino conhecida como "espiral construtivista" com o objetivo de desenvolver competências em saúde mental. A partir da narrativa individual das médicas acerca de uma experiência com saúde mental, o grupo identificou semelhanças e diferenças entre os relatos. Na primeira abordagem o grupo agrupou os relatos pelos critérios diagnósticos das principais doenças mentais como depressão, tristeza, luto e tensão pré-menstrual, esquizofrenia e uso de álcool e drogas, ao longo da discussão aparece como comum aos casos o sofrimento psíquico dos sujeitos e a dimensão social, familiar e de ciclo de vida, permitindo o grupo refletir sobre diferentes abordagens como uso de medicamentos, atividade física, psicoterapias, técnicas de abordagem familiar e mapeamento de rede de apoio, incluindo as organizações comunitárias e os centros de atenção psicossocial. O grupo consegue formular uma questão de aprendizagem: "Os perfis dos pacientes com doença mental variam de acordo com a fase do ciclo de vida, seu contexto social e familiar?". Para o segundo encontro as médicas buscaram novas informações em livros e artigos científicos, o grupo fez uma análise crítica das fontes e informações, confrontando o novo saber com saber prévio permitindo a construção de novos significados para a prática assistencial em saúde mental. Terminamos a atividade com avaliação composta por uma autoavaliação, avaliação dos pares e do facilitador.

Palavras-chave


Saúde mental, metodologias ativas de ensino, espiral construtivista

Referências


BRASIL. Dulce Helena Chiaverini. Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (Org.). Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 236 p.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Coordenação da Graduação em Medicina. Caderno do Curso de Medicina.São Carlos: Ufscar, 2008. 110 p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (Brasil). Currículo Baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade. [s.i.], 2014. 66 p.