Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Residência Multiprofissional em Saúde: Campo de Aprendizagens Compartilhadas com vistas à uma Prática Colaborativa
MAIRA GABRIELA PEREGO, NILDO ALVES BATISTA

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (RMAS) surgiu no contexto de ampliar e melhorar a formação dos profissionais de saúde, fundamentada por um trabalho que tenha a interdisciplinaridade, a integralidade do cuidado e a clínica ampliada como norteadores de sua prática. Estes são os princípios da educação interprofissional, a qual ocorre quando diferentes áreas profissionais aprendem juntas sobre as outras profissões, com as outras e entre si, de forma que na atuação possa resultar em melhorias para a saúde. Objetivos: Investigar a percepção dos residentes, preceptores e tutores da RMAS/ Campus Baixada Santista sobre as aprendizagens compartilhadas na formação para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade do cuidado. Metodologia: Pesquisa exploratória, de caráter descritivo-analítico, do tipo corte transversal, com abordagem quantitativa, realizada no contexto da RMAS/ Campus Baixada Santista, considerando residentes egressos, preceptores e tutores do programa, sendo que 88,6% destes, participaram da pesquisa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unifesp e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para atingir o objetivo, foi construída, aplicada e posteriormente validada por metodologia estatística, uma escala atitudinal tipo Likert, composta de 3 dimensões, com 21 asserções. As dimensões investigadas foram: Aprendizagens Compartilhadas na Residência Multiprofissional, Formação para o Trabalho em Equipe e Desenvolvimento de competências para Práticas Colaborativas. A escala apresentou 95,24% de asserções validadas e um coeficiente de confiabilidade de 93%. Para análise dos dados foi atribuído um valor a cada uma das opções de respostas às asserções que variavam de 1 a 4 pontos. A concordância plena foi pontuada em 4 pontos e discordância plena em 1 ponto, refletindo a percepção dos respondentes às asserções propostas.  Resultados: As 3 dimensões investigadas apresentaram-se em zona de conforto, com médias de 3,20, 3,21 e 3,25 respectivamente, onde foram encontrados aspectos de maior e menor concordância entre os respondentes. Os resultados destacam que a Residência Multiprofissional em Saúde estimula a interdependência profissional e contribui para a construção da interprofissionalidade, a partir das aprendizagens compartilhadas. A integração interprofissional emerge como um dos eixos estruturantes da Residência Multiprofissional, embora ainda se perceba paradigmas biologicistas que interferem neste processo.  A atuação prática dos residentes no âmbito da aprendizagem compartilhada configura-se em si um importante objeto do processo de ensino/aprendizagem. Encontra-se como necessário para desenvolvimento de competências colaborativas: apoio institucional, clima e cultura de trabalho. Considerações finais: A RMAS é um espaço de aprendizagens compartilhadas que desenvolve nos profissionais de saúde habilidades para trabalharem em equipe, a partir da educação interprofissional. Pode também ser considerada uma alternativa para preparar melhor os profissionais de saúde para atuarem no SUS, avançando no sentido da clínica ampliada, como uma ferramenta importante de articulação e inclusão das diferentes disciplinas e categorias profissionais. A prática interprofissional exercida na RMAS tem a perspectiva de contribuir para a superação da fragmentação do cuidado e dos esquemas tradicionais de ensino superiores.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Educação de Pós-Graduação, Equipe de Assistência ao Paciente, Aprendizagem, Prática Profissional

Referências


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