Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CRITÉRIOS DE QUALIDADE PARA FORMAÇÃO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FRENTE À MISSÃO FORMATIVA DO CEFOPE/RN
Renata Galvão Diniz do Nascimento e Silva

Última alteração: 2015-12-03

Resumo


Apresentação: Os trabalhadores de nível médio representam um contingente importante numericamente no sistema de saúde, configurando-se em mais da metade dos trabalhadores da área. As Escolas Técnicas do SUS - ETSUS são instituições públicas formadoras dos trabalhadores de nível médio, atendendo aos objetivos do SUS, possuindo a capacidade de descentralizar seus cursos, mantendo os processos administrativos centralizados. Para isso, utilizam as unidades de saúde como espaços de aprendizagem e qualificam pedagogicamente os profissionais de nível superior dos serviços para atuarem como professores. Além disso, as ETSUS adequam seus currículos ao contexto regional, tendo como modelo pedagógico a integração ensino-serviço, além do trabalho e a pesquisa como princípios educativos. Para inserir-se na docência das ETSUS, os profissionais de nível superior dos serviços participam de um processo de capacitação pedagógica que são ofertadas exatamente porque o profissional do serviço ao exercer à docência nas ETSUS, muitas vezes não possui formação específica, além de possuir vínculo precário com as escolas, falta de tempo para estar na sala de aula, devido as jornadas exaustivas de trabalho, e para participar dos momentos presenciais nos cursos de capacitação pedagógica. Diante destas dificuldades, a descentralização dos cursos faz com que o docente fique mais distante da sede da Escola, onde acontece a capacitação pedagógica impedindo sua participação em todos os momentos presenciais, dificultando ainda mais o exercício de suas atribuições como professor. Diante do desafio de ser professor é necessário promover a formação que  qualifique  este profissional para o exercício em sala de aula e fora dela, podendo utilizar-se das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, de modo que possa assumir a missão formativa que tem o Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza – CEFOPE e o seu compromisso ético-político de realizar a formação de trabalhadores da saúde críticos, reflexivos e criativos, capazes de contribuir para a transformação  da realidade na qual vive e atua. Desenvolvimento: Este estudo se propõe a identificar critérios de qualidade para a formação deste docente com utilização das TIC no processo educacional, inclusive a distância, frente a missão formativa do CEFOPE, que é “contribuir para a ordenação da educação profissional em saúde através da formação inicial, continuada e técnica de nível médio, visando o desenvolvimento integral do cidadão e a qualidade da assistência prestada à população”. Assim, considerando o que já foi exposto, a questão que norteia este estudo é a seguinte: Quais são os critérios que agregam qualidade em formação docente mediada por TIC na perspectiva da missão formativa do CEFOPE? Diante da questão norteadora deste estudo que aponta para o seu objetivo geral - identificar critérios de qualidade para cursos de formação docente com a utilização das TIC - fizemos a opção de desenvolver uma análise de abordagem qualitativa, que considerará a importância da compreensão da dinâmica das relações sociais, presentes tanto nos processos formativos como nas regulamentações legais referente à EAD, Educação Profissional  e Formação de Professores, e que representam a base empírica deste estudo exploratório. Resultados: Este estudo está em desenvolvimento e os resultados serão apresentados brevemente. Conclusões: Cada vez mais necessitamos de práticas de formação docente que prime pela qualidade e busque uma formação que esteja de encontro com o Sistema único de Saúde e suas necessidades. O profissional da saúde precisa estar preparado para o enfrentamento da sala de aula com qualidade social e compromisso.

Palavras-chave


formação docente, qualidade social, cefope-rn

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