Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA: Relato de experiência
Lais Fernanda Alves dos Santos, Camila Tozaki Rodrigues, Priscila Maria Marcheti Fiorin, Eliane Fagundes de Almeida, Simone Cristina Barbosa Gonçalves

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: As redes de atenção às urgências e emergências surgiram com a finalidade de articular e integrar ações a fim de ampliar o acesso e qualificar o atendimento aos usuários em situação de urgência/emergência com resolutividade. A atenção básica, como componente dessa rede, recebe uma demanda espontânea que pode exigir das unidades básicas de saúde atendimento prioritário e imediato, sendo necessário o preparo e capacitação da equipe para eventuais situações de emergência. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo demonstrar o atendimento pré-hospitalar e correlacionar com as condutas em uma Unidade Básica de Saúde. Descrição da experiência: Este trabalho foi realizado em uma Unida Básica de Saúde de Campo Grande-MS, pelas acadêmicas do último ano do Curso de Enfermagem em estágio supervisionado. Foram elencados quatro temas a serem abordados, devido a sua importância e a sua frequência de ocorrência na unidade: suporte básico de vida, síncope e convulsão. O conteúdo foi apresentado em forma de slides que antecedeu a demonstração prática. Foram utilizados materiais didáticos disponibilizados pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, como manequins para RCP adulto e bebê, e bolsas-valva-máscara adulto e pediátrico. A ação foi realizada em dois momentos, ora com os agentes comunitários de saúde, na qual a abordagem do conteúdo fora mais simplificado, devido à diferença de escolaridade e relevância do assunto para a classe, e ora com os técnicos de enfermagem; no segundo momento, na qual o conteúdo foi abordado de forma mais aprofundada, com a realização de estudos de casos. Resultados e/ou impactos: A ação acarretou em uma discussão sobre conteúdo abordado entre os funcionários quanto ao atendimento prioritário na unidade e ao cumprimento do protocolo de atendimento para os casos de urgência e emergência.  Portanto, houve mudança das práticas dos atendimentos emergenciais, pois a abordagem e esclarecimento promoveram reformulação do conhecimento, e segurança nas práticas assistenciais e elaboração de acordos entre equipe, a fim de manter a organização do processo de trabalho durante esses atendimentos.Considerações finais: As situações não controladas apresentadas à equipe de atenção primária exigem conhecimento e preparo para a identificação de risco e abordagem do paciente para que o mesmo possa ser estabilizado e encaminhado para outro nível de atenção e assim, receber atendimento especializado.