Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Atuação interdisciplinar na formação do profissional de saúde para o SUS
Lívia Keismanas Ávila, Adriana Limongeli Gurgueira

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O relato de experiência se refere à realização do Programa PET-Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo no período de Fevereiro de 2012 a Dezembro de 2014, no qual foram desenvolvidas ações voltadas à Rede de Atenção à Saúde da população residente na região central do município de São Paulo, especificamente em seis unidades básicas de saúde pertencentes à Coordenadoria Regional Centro-Oeste. Assim, pretende-se refletir sobre as vivências na iniciação ao trabalho dos estudantes dos cursos de graduação da FCMSCSP, no âmbito da Rede Cegonha, Pessoas em situação de Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Acessibilidade e Humanização, Urgência e Emergência, Álcool e Drogas e Envelhecimento. Desenvolvimento do trabalho: A atividade, fundamentada no Programa PET-Saúde do Ministério da Saúde, Brasil, iniciou a partir do estabelecimento de grupos tutoriais e interdisciplinares, compostos por profissionais dos diferentes serviços de saúde e estudantes dos três cursos de graduação (medicina, enfermagem e fonoaudiologia). Tais grupos passaram então a desenvolver estratégias de intervenção nas diferentes Redes de Atenção à Saúde, bem como pesquisas voltadas às necessidades identificadas a partir do diagnóstico de saúde dos territórios dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Resultados: No período do programa foram desenvolvidas ações como resultado da qualificação do trabalho em saúde e no compromisso de cumprir com a implantação de ações que fortalecem o Sistema Único de Saúde. Ações estas que permearam a capacitação do profissional e trabalhador em saúde, bem como o comprometimento em desenvolver habilidades da comunidade no manejo de situações que envolvem vulnerabilidade em saúde, além de propostas inovadoras de concretização de Redes de Atenção à Saúde. Recomendações: Incorporar ações semelhantes na formação continuada de profissionais de saúde, possibilitando uma assistência compartilhada e com valorização das necessidades em saúde, a fim de reconhecer o serviço de saúde como espaço de formação e educação permanente, que oportuniza a reflexão do processo de cuidado.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade, Formação em saúde, Educação formal