Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O PAPEL DA OUVIDORIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA VISÃO DO USUÁRIO
Jaciely Garcia Caldas, Fabio Pereira Soares, Fernanda da Silva Lima, Nádia Maria Machado da Costa, Rafael Santana Costa Torres, Rafaela Moura de Araújo, Mayra Gama Leão, Daiane de Souza Fernandes

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


Apresentação: A Ouvidoria da administração pública permite um diálogo entre o governo e o cidadão caracterizando-a como um instrumento de regulação social onde o cidadão pode exercer seus direitos. Porém, esse serviço não é somente utilizado nas dependências públicas, mas também nas privadas, uma vez que o cidadão tem direito de reclamar do atendimento que lhe é prestado em qualquer entidade prestadora de serviços. Dessa forma, com esse direito garantido, suas manifestações sobre o serviço prestado ajudam no aprimoramento e correção dos atendimentos públicos e privados, para que haja uma relação mais democrática e participativa dos cidadãos. Objetivo: Descrever o conhecimento de usuários dos serviços de saúde sobre a temática Ouvidoria. Método do Estudo: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa a fim de apontar os anseios e percepções dos usuários de uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Belém do Pará. A coleta de dados foi realizada em 2014 através de um roteiro de entrevistas semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas. Resultados e/ou impactos: O estudo utilizou entrevistas com perguntas abertas e fechadas semiestruturadas com usuários dos serviços de saúde. Após a aquisição dos dados foi realizado um estudo criterioso por meio de análise de conteúdo da literatura e transcrição na integra das entrevistas e organização dos dados. A maioria dos entrevistados relata conhecer o significado de ouvidoria, embora ainda não conheçam a figura do ouvidor, a pesquisa também mostra que mesmo a maioria sabendo o que é uma ouvidoria e também que já precisaram destes serviços, ainda não conhece como funciona de fato uma ouvidoria. Os entrevistados também reconhecem que as características virtuais como o telefone, caixa de sugestões, correspondência eletrônica e caixa postal são de suma importância, igualando-se a forma física, para garantir sua privacidade junto à população e ao Estado. Quando perguntados se lhes fosse apresentada uma ouvidoria na UMS que frequentam a maioria afirmou que iria ajudar de alguma forma a melhorar os serviços prestados e que seria de grande auxílio. Considerações finais: Embora a população tenha relatado que as UMS não tenha estrutura física adequada, é possível aperfeiçoar os serviços prestando uma assistência mais condizente com as necessidades da população local. Com isso, certamente irá haver um ganho de rendimento na produtividade que será medido melhor através da satisfação dos usuários do serviço, uma vez que eles são os medidores da qualidade do serviço prestado nas Unidades de Saúde.  Destacamos a importância estratégica em se ter uma Ouvidoria nas Unidades de Saúde, onde o usuário não precisará se deslocar do local onde ocorrerá sua insatisfação facilitando a resolução desta e favorecendo sua aproximação com a figura do ouvidor que ainda é pouco difundida, vale ressaltar que não só o espaço físico interfere na qualidade do serviço prestado em uma ouvidoria, mas sim todos os aparatos que este serviço necessita formando um grande maquinário a serviço do controle social pelo cidadão.

Palavras-chave


Ouvidoria; Unidade de saúde; Usuários.