Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VER-SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APROXIMAÇÃO DOS ESTUDANTES À REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Damares de Jesus Almeida, Andhressa Araujo Fagundes

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e devido a sua complexidade, além de uma boa gestão, é imprescindível que os trabalhadores sejam preparados técnica, científico e politicamente. Em virtude da dificuldade em inserir os acadêmicos de saúde na realidade do SUS devido à metodologia educacional vigente no Brasil, o VER-SUS surge como uma oportunidade de capacitar e complementar a formação acadêmica, mostrando a importância de se conhecer profundamente o SUS, além de servir como uma ferramenta para inserção dos estudantes no controle social. Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada no estágio interdisciplinar para a formação e atuação dos profissionais da área da saúde. O VER-SUS Sergipe seguiu a metodologia pedagógica Josué de Castro que, por meio do princípio da coletividade, procura desenvolver a consciência social e política, para que os indivíduos potencializem suas ações e se tornem sujeitos ativos na dinâmica social. O estágio ocorreu durante um período de onze dias, onde a comissão organizadora e viventes, um total de sessenta pessoas, de vários estados brasileiros, ficaram imersas no Centro de Formação “Canudos” do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de Aracaju, capital de Sergipe. A vivência se deu por meio de plenárias, aulas, visitas à moradias de assentamentos ligados aos movimentos sociais do MST e MOTU (Movimento dos Trabalhadores Urbanos) e a diversos dispositivos do sistema de saúde, como hospitais de pronto atendimento, unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial e unidades de saúde mental. Durante a visita domiciliar foi possível conhecer a história de luta, escutar as principais necessidades em relação à saúde e vivenciar a realidade do dia a dia do trabalhador rural e urbano. Após as vivências, eram formados grupos com o objetivo de discutir e refletir o que foi vivenciado. Durante a experiência foi possível aproximar o estudante à realidade do trabalhador rural e urbano, conhecer o funcionamento do sistema, além de ouvir relatos dos envolvidos neste Sistema: usuários, gestores e funcionários. Essa rica troca de conhecimentos, somado aos diferentes pontos de vistas e “desabafos” tornou possível entender como o sistema está funcionando e apontamentos sobre o que é necessário fazer para torná-lo mais forte e efetivo, mostrando o que os Versusianos, futuros profissionais trabalhadores do SUS, podem fazer para contribuir e melhorar na construção de um SUS igualitário, integral e universal. Analisando a experiência e tudo que foi aprendido, conclui-se que o VER-SUS é uma potente ferramenta de humanização e preparação dos profissionais, despertando-os à assumir uma postura ética de respeito ao usuário e de acolhimento ao desconhecido, desmistificando a visão sobre o SUS que a mídia apresenta, por meio da vivência nas diversas instâncias do sistema de saúde, como gestão, atenção à saúde, educação e controle social.        

Palavras-chave


ver-sus; sistema único de saúde; educação

Referências


 

GOMES, A. M. T.; OLIVEIRA, D.C.; Sá, C.P.; As representações sociais do Sistema Único de Saúde no município do Rio de Janeiro, Brasil, segundo a Abordagem Estrutural. Rev Latino Am Enferm. 2008.

MENDES, Flavio Martins de Souza; FONSECA, Karina de Andrade; BRASIL, Julia Alves; DALBELLO-ARAUJO, Maristela. Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.1, pp. 174-187. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932012000100013.

CANÔNICO, R.P.; BRÊTAS, A. C. P. Significado do programa vivência e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área da saúde. Acta Paul Enferm. 2008.

TORRES, O. M.; RODRIGUES, H. C. P.; BOERI, V. A.; PELAEZ, P. L. Vivência-estágio na realidade do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul: um relato de experiência. In 5 Congresso Nacional da Rede Unida. 2003.

TOMIMATSU, T. C. O. VER-SUS/Brasil e a formação dos estudantes de serviço social. Trabalho de conclusão de curso, Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 2006.