Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A interdisciplinaridade: os diferentes saberes e fazeres do PRÓPET/Saúde Mental
Samira Raquel de Farias Wackernagel, Marcia de Freitas Oliveira, Carla Regina Cumiotto

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O PRÓPET/Saúde Mental propõe o desenvolvimento de práticas em unidades de saúde pública, visando elevar a qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica dos futuros profissionais, bem como daqueles que já atuam nos serviços de saúde, qualificando o atendimento prestado aos usuários. Promove a atuação pautada pelo espírito crítico, pela cidadania e pela função social da educação superior, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e entre as diferentes áreas de atuação e do saber. Para tal, tem-se como ponto de referência a articulação dos conhecimentos específicos de cada profissão, em relação à Saúde Mental, assim como, o fato de se deixar afetar pelo saber que cada profissão tece sobre o sujeito e sobre o serviço de Saúde Mental. Este modo de agir contribui para a construção de uma lógica de cuidado mais ampliado e integral, representando grande avanço na formação de profissionais de saúde para o SUS. O objetivo deste trabalho foi descrever a atuação interdisciplinar do programa PRÓPET/Saúde Mental em unidades de saúde da cidade. Desenvolvimento do trabalho: Em Blumenau, o PRÓPET ocorre com quatro subprojetos. Atualmente, a linha PRÓPET/Saúde Mental está inserida em três cenários de prática: na Atenção Básica – na ESF Jovino Cardoso e na Atenção Especializada - no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) e no Ambulatório do Hospital Universitário da FURB. O PRÓPET/Saúde Mental propõe a discussão da forma como atualmente são realizados os atendimentos em saúde sob a ótica da interdisciplinaridade, objetivando estudar, avaliar e ampliar este conceito no trabalho com usuários dos serviços públicos de saúde de Blumenau. Resultados/Impactos: O desenvolvimento destas ações constitui-se de uma habilidade a ser exercitada, a ser construída diariamente nas relações entre os estudantes e profissionais a partir de suas práticas. Considerando os níveis de atenção à saúde, o trabalho interdisciplinar realizado entre a atenção básica e a atenção especializada alcançou uma abordagem integral da saúde. Houve um visível deslocamento do apego da sua própria formação disciplinar/profissional para as demais áreas de atuação na saúde mental e o rompimento da prática multiprofissional provocando a exclusão do reducionismo. Deste encontro ocorreu uma mudança individual nos participantes que refletiu no serviço, no cuidado com o usuário, qualificando e ampliando no processo de trabalho institucional. Este trabalho promoveu uma melhor articulação entre a atenção primária, secundária e terciária estreitando o relacionamento nos cenários de prática. Considerações Finais: Considera-se que o trabalho interdisciplinar envolve discussões, compartilhamento de saberes, opiniões, experiências e percepções entre os membros da equipe. Uma das formas de se concretizar o trabalho interdisciplinar é por meio das interconsultas para a construção do Projeto Terapêutico Singular, na perspectiva da Clínica Ampliada. Além disso, o trabalho interdisciplinar promove apoio técnico, científico e ético entre os profissionais nas suas relações com a equipe de trabalho, no sentido de incluir cada um da equipe na corresponsabilização com a condução do caso clínico e sua família, como também nos efeitos em si mesmo a partir desta condução. 

Palavras-chave


Saúde Mental; Interdisciplinaridade; Clínica Ampliada

Referências


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