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Fazendo a tarefa de casa: protagonismo da comunidade na promoção de saúde
Última alteração: 2015-11-04
Resumo
Apresentação: O acesso aos serviços de saneamento básico, importante determinante de saúde, ainda é no Brasil, um problema que não recebe a atenção devida, sendo a população empobrecida a mais afetada, agravando sua vulnerabilidade às enfermidades. Considerando este dado, o presente projeto tem por objetivo sensibilizar a população de um bairro quanto à adequada destinação dos resíduos sólidos, como estratégia de promoção de saúde. Desenvolvimento do trabalho: Empregando o Arco de Maguerez, apoiado na metodologia da problematização de Paulo Freire, estudantes de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás iniciaram um processo de diagnóstico dos principais problemas enfrentados pela população de um bairro da periferia da cidade de Goiânia, estado de Goiás, em que se destacaram a precariedade dos serviços de saneamento básico – especialmente a destinação dos resíduos sólidos - e a violência. Além disso, percebeu-se como grande potencial do bairro a existência de um número expressivo de crianças e adolescentes na região, o que inspirou a elaboração de um plano de intervenção de promoção de saúde, que prevê a realização de atividades teórico-práticas, de forma que por meio de oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas se buscará oferecer aos adolescentes, espaços de reflexão e orientação na perspectiva de assumirem o protagonismo como agentes de transformação de sua realidade, tornando-se multiplicadores do conhecimento e cuidadores da vida. Resultados e/ou impactos: Embora ainda esteja em fase de implantação, o projeto tem despertado em acadêmicos e comunidade, o interesse em aprofundar o conhecimento a respeito da realidade local, suas reais necessidades, potencialidades na busca de estratégias adequadas para o enfrentamento de situações problema. Considerações finais: A interação ensino-serviço-comunidade, por meio de metodologias ativas, além de promover a melhoria de qualidade de vida da população, se apresenta também como importante ferramenta para a formação dos futuros profissionais de saúde.
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem; Arco de Maguerez; Promoção de Saúde.
Referências
BERBEL, N.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos. Interface – Comunicação, saúde, educação. V.2, n.2, 1998
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência e saúde coletiva 13(supl 2) 2133-2144, 2008