Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA EM SAÚDE: VIVÊNCIA EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO EM CAMPO GRANDE
Viviane Silva Borghi, Flávia Palla Miranda, Gabriella Simões Scarmagnan, Kamila Folha Falcão, Cristina Emiko Uchiyama, Gustavo Christofoletti

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído em 2008, por meio da Portaria interministerial Nº 1.802, com o intuito de fomentar grupos de aprendizagem tutorial e fortalecer a atenção básica e a vigilância em saúde de acordo com os princípios e necessidades do SUS. A integração dos acadêmicos com os profissionais da área da saúde e a comunidade proporciona uma vivência multidisciplinar que facilita o entendimento sobre a dimensão da saúde e a função de cada profissional para a promoção do completo bem-estar biopsicossocial da população brasileira. Desenvolvimento: O PET-Saúde/Vigilância em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi organizado em grupos constituídos por acadêmicos da área da saúde, preceptores e tutores. Esse relato corresponde às vivências na Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino em Campo Grande entre agosto 2013 e dezembro de 2014.  O grupo foi composto por 3 acadêmicas de medicina e uma de fisioterapia, um tutor fisioterapeuta responsável por reuniões quinzenais para discussão das atividades desenvolvidas e orientação da pesquisa, e uma preceptora enfermeira responsável pela supervisão semanal no cenário prático. Inicialmente vivenciamos a rotina de trabalho na UPA, acompanhamos a triagem inicial dos pacientes e os procedimentos realizados na área vermelha. Nos meses seguintes utilizamos o sistema da unidade para coletar dados de vítimas de acidentes de trânsito atendidas na UPA. Esses dados foram destinados à elaboração de uma pesquisa com o objetivo de delinear o perfil das vítimas, caracterizar os tipos de acidentes de trânsito mais frequentes em Campo Grande e propor estratégias para um trânsito mais seguro. Impactos: A vivência permitiu uma maior compreensão sobre a realidade local, os acadêmicos se depararam com as principais dificuldades enfrentadas pela unidade de saúde: uma grande demanda ocasionando longo período de espera por atendimento, quantidade insuficiente de médicos pediatras, problemas de relacionamentos entre membros da equipe afetando negativamente a qualidade dos atendimentos.  A inserção precoce no cenário prático desperta o interesse dos acadêmicos pela saúde pública e proporciona um conhecimento crítico que ultrapassa aquele adquirido em sala de aula. Além disso, os serviços de saúdes são locais ricos em informações que podem ser utilizadas na elaboração de pesquisas capazes de beneficiar a comunidade ao evidenciar suas principais carências. Considerações: O PET-Saúde consolida o aprendizado por meio da articulação entre ensino e serviços de saúde, e contribui para formação integral e humanizada dos acadêmicos. Portanto, é um programa que deveria ser constantemente incentivado, assim como eventos que permitem a troca de conhecimento e experiências entre seus membros. 

Palavras-chave


PET-Saúde; Vigilância em saúde; Acidentes de trânsito

Referências


BRASIL. Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília,1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS-Doutrinas e Princípios. Brasília, 1990.

BRASIL. Portaria Interministerial Nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, 2008.

HADAD, A. E.; BRENELI, S. B.; CURY, G.C.; PUCCINI, R. F. Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde. Rev. bras. educ. med. vol.36 no.1 supl.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2012.