Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A interdisciplinaridade no PRÓPET/Saúde Mental
Samira Raquel de Farias Wackernagel, Elaine Marília Zendron, Carla Regina Cumiotto

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: Para o PRÓPET/Saúde Mental, ações interdisciplinares são práticas comuns no atendimento aos sujeitos e seus familiares; sejam realizados por estudantes, preceptora, tutora e/ou profissionais do serviço de saúde. Esses atores advêm de diversas formações, contribuindo com a Clínica Ampliada, cada qual com o seu olhar sobre os sujeitos acolhidos nos serviços de saúde e cenários de prática do PRÓPET/Saúde Mental. Entende-se que ao pensar a clínica a partir de elementos e interrogações, oriundas da formação de outros profissionais, a clínica psicanalítica na Saúde Mental tem uma importância decisiva na “construção do caso clínico”. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência das vivências do PRÓPET/Saúde Mental de Blumenau, no período de março a setembro/2015. Desenvolvimento do trabalho: Semanalmente os estudantes e preceptora realizam atividades (acolhimentos, atendimentos individuais, grupos terapêuticos, consultas compartilhadas, atividades extramuros e visitas domiciliares aos sujeitos e famílias) na instituição de saúde. Estas ações do PRÓPET/Saúde Mental no CAPSi de Blumenau são norteadas pela ética psicalítica. Mensalmente, em reuniões, os participantes do projeto trocam suas experiências e situações vivenciadas, entre si e com a tutora em discussões de casos na instituição de serviço e a instituição acadêmica. Também mensalmente, ocorre a discussão de “Cases”, envolvendo participantes do projeto de diversas linhas e formações, com a apresentação de casos clínicos, mobilizando o envolvimento e integração de todos. Os Encontros de Assessoria Político-Institucional do PRÓPET/Saúde acontecem bimensalmente, para discussões de assuntos pertinentes ao andamento e futuro das ações do programa. Resultados/Impactos: Visando a integração entre futuros profissionais, os que já atuam em unidades de saúde do SUS e a instituição acadêmica, de maneira multi e principalmente, interdisciplinar, o PRÓPET/Saúde Mental proporciona um olhar diferenciado para a Saúde Mental e a Rede. Desperta maior interesse e busca a novos conhecimentos, e impulsiona o envolvimento em eventos e congresso, por meio da participação, mas também pela produção científica, contribuindo à formação continuada. Considerações Finais: O PRÓPET/Saúde Mental possibilita o contato dos estudantes com sujeitos com sofrimento psíquico, seguindo os preceitos do SUS, aproximando a instituição de saúde e a instituição acadêmica, estreitando laços entre os sujeitos envolvidos, estudantes, profissionais e professores. Ao possibilitar a ampliação dos horizontes, contribui diretamente na prática com os usuários do serviço de saúde, na construção de cada caso clínico. Desta forma, pressupõe-se a construção de um novo processo de trabalho, baseado em mudança de atitude dos profissionais, ancorado na lógica da Clínica Ampliada, produzindo um saber “entre disciplinas”, impulsionando o contínuo fortalecimento do SUS.

Palavras-chave


Saúde Mental; Instituições Acadêmicas; Estudos de Casos

Referências


CUMIOTTO, CR; RAULINO, BW; RENAUX, E. O testemunho no trabalho com grupos: a narrativa como efeito de transformação no laço social. In: ANDRADE MRS, SILVA CRLD, SILVA A, FINCO M. Formação em Saúde: Experiências e Pesquisas nos Cenários de Prática, Orientação Teórica e Pedagógica. Ed. EDIFURB, Blumenau, p.125-140, 2011.

FIGUEIREDO, AC. A construção do caso clínico: uma contribuição da psicanálise à psicopatologia e à saúde mental. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., VII, 1, 75-86, 2004.

GUERRA, AMC. Oficinas em saúde mental: costuras entre o real, simbólico e imaginário. Rev. Assoc. Psicanal. Porto Alegre, Porto Alegre, n.41-42, p. 86-100, jul./jun. 2012.