Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PET-SAÚDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Cristina Camargo Pereira, Maria das Graças Freitas de Carvalho, Fernando Marcello Nunes Pereira, Cássio Henrique Alves de Oliveira

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Apresentação: O Ministério da Educação (MEC), em 2001, deliberou novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação da área da saúde, com o objetivo de qualificar a formação de profissionais para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), comprometidos eticamente com seus princípios e diretrizes. Assim, como uma estratégia que colaborasse para a reorientação da formação destes profissionais, estabeleceu-se uma rede de parceria entre saúde e educação, no qual o MEC e do Ministério da Saúde (MS), implementou nas Instituições de Ensino Superior (IES), o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010, e que apresenta como objetivo central o fortalecimento do SUS, por meio da interação entre ensino, serviço e comunidade. Nesta perspectiva, este trabalho, com o intuito de contribuir com experiências sobre a importância do PET-Saúde na formação profissional, descreve o relato de experiência de estudante de nutrição dentro do Programa. Desenvolvimento do trabalho: O presente trabalho foi construído a partir das vivências realizadas no PET-Saúde, no qual, por meio de um processo de seleção foram selecionados estudantes de diversas áreas do conhecimento (nutrição, medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia) para participarem do Programa, a fim de trabalharem na perspectiva da integralidade e da articulação entre teoria e prática. Resultados e/ou impactos: A vivência aconteceu durante o primeiro semestre de 2015 com atuação em um dos espaços do PET-Saúde, o grupo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), no município de Goiânia, Goiás. Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se: a busca ativa de pacientes diagnosticados com DPOC, realizada em um Hospital público de urgências; Elaboração de materiais impressos educativos (cartilhas, informativos e folders), que forneciam informações sobre as formas de manejo, cuidado e prevenção da doença. Alguns destes materiais abordaram o tema relacionado ao tabagismo, uma vez que este hábito é reconhecidamente um fator de risco à doença; Além disso, também realizou-se uma roda de conversa sobre as formas de prevenção da doença, estratégias de ações de promoção da saúde e a importância da equipe multidisciplinar na atenção à saúde. Ao final da vivência, com o objetivo de sistematizar as atividades e ações realizadas, elaborou-se um relatório final. Considerações finais: Percebeu-se que o PET-Saúde é capaz de contribuir para a formação de profissionais da saúde capacitados a atuar no SUS, uma vez que os grupos de ensino-aprendizagem caracterizam-se com um importante instrumento para o despertar dos alunos no protagonismo e no engajamento deste nas diversas realidades locais da população e dos serviços de saúde.

Palavras-chave


Ensino; Sistema Único de Saúde; Responsabilidade Social