Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE – COMO SENSIBILIZAR PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PARA TEMAS AMBIENTAIS
Juliana Damiani

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


O resumo visa apresentar os resultados das estratégias de comunicação para a sustentabilidade, visando sensibilizar os profissionais dos serviços de saúde para temas ambientais do cotidiano. As ações de sensibilização e educação permanente foram construídas de forma lúdica e atualizada com as demandas ambientais mais recorrentes do cotidiano, como o caso da escassez de água vivida no ano de 2014 na Região Sudeste do Brasil. As estratégias adotadas foram a criação do boletim quinzenal #pensenisto, que é enviado quinzenalmente por e-mail a todos os funcionários abordando temas como: uso racional de água e energia, dicas de como ser um cidadão consciente, como descartar óleo de cozinha, pilhas e baterias usadas, como descartar medicamentos vencidos, reciclagem, mudanças climáticas, poluição e saúde e divulgação das campanhas de responsabilidade socioambiental. Além deste, a cada três meses é lançado o Boletim do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis onde são apresentados os resultados dos projetos socioambientais desenvolvidos no período, e a distribuição de adesivos educativos em torneiras, interruptores e a realização de intervenções lúdicas no ambiente de trabalho reforçando os assuntos abordados pelas mídias impressas, constituem as ações estratégicas de comunicação e educação permanente para a sustentabilidade e a construção de ambientes mais saudáveis e sustentáveis.  

Palavras-chave


Comunicação ambiental, sustentabilidade

Referências


Guia de Comunicação e Sustentabilidade, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, 2008

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

SAVITZ, A. W. A empresa sustentável. Rio deJaneiro: Elsevier, 2007.