Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AGIR CUIDATIVO EM COMUNIDADE INDIGENA NA AMAZONIA: PRODUCAO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA COM FOCO NA HIGIENE CORPORAL E ORAL
MARIA DA CONCEIÇÃO CAVALCANTE FARIAS, YAMILLES RIBEIRO NASCIMENTO, BELMIRO FIGUEIREDO VINENTE NETO, ANA BEATRIZ DA SILVA PEDROSO, ORLANDO GARCIA NASCIMENTO, SHEYLA MARA SILVA DE OLIVEIRA, RADSON TIO TIO WAI WAI, FRANCIANE DE PAULA FERNANDES

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Introdução: A saúde é um completo bem-estar físico, mental e social. Para os indígenas a saúde depende também das suas relações com a natureza e com a garantia e prática dos seus direitos sempre no âmbito da coletividade. Um dos direitos dos povos indígenas é a garantia a saúde, onde um dos métodos de promoção deve ser a prevenção de doenças tanto das causadas por fatores biológicos como das que são geradas a partir de hábitos como a falta de higiene. Este hábito é responsável por grande parte da aquisição de parasitoses e verminoses que contribui para o aumento da taxa de mortalidade infantil, por isso é importante prevenir esses problemas de saúde orientando quanto à importância da higiene. Este trabalho tem como objetivo produzir uma tecnologia educativa direcionada a crianças da etnia Wai-Wai, cujo tronco linguístico é o Arawak. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, tendo como resultado uma tecnologia educativa produzida por acadêmicos e docentes da Universidade do Estado do Pará- Campus Santarém Pará. Resultados: Foi realizada a produção de uma cartilha educativa direcionada para crianças, escrita na língua portuguesa, a partir de pesquisas relacionadas ao tema, bem como materiais do ministério da saúde e relatos da equipe de saúde referente às práticas de higiene da comunidade indígena, onde foi simultaneamente traduzida para o tronco linguístico Arawak da etnia Wai-Wai, abordando temas como higiene corporal e oral. Considerações finais: É importante haver uma valorização da linguagem e cultura dessa população por parte dos profissionais da área da saúde de forma a favorecer o agir cuidativo das temáticas abordadas. Esta experiência da produção da tecnologia educativa pode possibilitar o estreitamento da assistência de enfermagem valorizando a linguagem e a cultura indígena, favorecendo o agir cuidadoso da população indígena Wai-Wai. 

Palavras-chave


Higiene; Enfermagem, Indígenas.

Referências


Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. - 2ª edição - Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002.

A Política de Atenção à Saúde Indígena no Brasil. Breve recuperação histórica sobre a política de assistência à saúde nas comunidades indígenas. Publicação do Conselho Indigenista Missionário – CIMI. Organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Outubro de 2013.