Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O PROJETO DE VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Klauss Kleydmann Sabino Garcia, Amanda Amaral Abrahão

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Introdução: As vivências e estágios configuram um senso crítico perante o quadro de saúde brasileiro e a atual situação em que se encontra o Sistema Único de Saúde (SUS), com a possibilidade de se conhecer o funcionamento do SUS em níveis de atenção primária, secundária e terciária, tanto quanto seu funcionamento em rede. É possível vislumbrar o potencial que o sistema público de saúde brasileiro possui. Objetivo: O projeto VER-SUS vem como uma ferramenta de estímulo social e profissional, que instiga a atuação estudantil em defesa do SUS e da melhoria dos serviços ofertados pela rede. Com discussões sobre direito à saúde, participação social, atuação profissional e acessibilidade da população o projeto constrói e molda o caráter do futuro profissional de saúde e do militante do SUS. Metodologia: A experiência do projeto é construída sobre a égide da pedagogia da educação voltada para a autonomia, assim, o participante se insere e imerge na realidade da saúde pública brasileira, e assim o estudante é estimulado a exercer seu controle social e a desenvolver o caráter multi e intersetorial da saúde. Resultados e Considerações: O projeto apresenta como resultado o desenvolvimento de conhecimentos sobre as redes e os níveis de atenção, assim como o funcionamento da regionalização em saúde, da gestão e da participação social em saúde. Além disso, permite o desenvolver de um olhar crítico que avalia as condições de saúde da população de diversos ângulos, os quais avaliam o contexto no qual a população está inserida, permitindo um olhar social e político. A interação dos viventes do projeto com os profissionais e os usuários do SUS permite a percepção sobre o que é um sistema público de saúde e o que significa os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade, permitindo assim, a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo em prol do desenvolvimento e da consolidação do SUS.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Saúde Pública; Sistema Único de Saúde.

Referências


CECIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, dez.2005. <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400020&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  14  abr.  2015. CANÔNICO, Rhavana Pilz; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área. Acta Paul Enferm, v. 21, n. 2, p. 256-61, 2008 VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis [online]. 2004, vol.14, n.1, pp. 67-83. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312004000100005.