Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA ESSENCIA DO VER-SUS NA LIDERANÇA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO PROCESSO GRUPAL DE TRABALHO EM EQUIPE E VERSUSIANA
Klauss Kleydmann Sabino v Garcia, Amanda Amaral Abrahão

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Objetivos: As Vivências e estágios visam aumentar o senso crítico perante a realidade vivida pelos usuários e profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS); conhecer a estruturação e funcionamento dos serviços em saúde e discutir sobre o direito à Saúde e a acessibilidade e as necessidades do SUS. Metodologia: A experiência é fundamentada na pedagogia da educação para autonomia, onde é possível que o participante se sinta inserido na realidade do SUS e estimule-se a exercer seu controle social otimizando a multi e a intersetorialidade, pois nesta formação é essencial possibilitar ao ator social um objetivo a ser traçado em sua busca ao conhecimento.  Resultados: Foram desenvolvidos conhecimentos acerca do funcionamento das redes de saúde no município de Uberlândia e sobre os conflitos e carências em nível de gestão, estrutura e fatores políticos. Os conhecimentos sobre as gestões federais, estaduais e municipais também foram expandidos. Assim como houve mudanças conceituais e melhor interação com temas como: raça, cor, gênero, reforma sanitária, acessibilidade e direito à Saúde. Considerações Finais: A interação com os profissionais que trabalham no SUS permite melhor percepção sobre como é feito o atendimento à demanda e o que tem de ser feito para que o setor saúde supra essas demandas com qualidade e eficiência; a troca de saberes e experiências contribui significantemente para o desenvolvimento de olhares clínicos e humanizados na saúde, de forma que a desenvoltura e o crescimento acadêmico e profissional são otimizados. Conclusões/Considerações: O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde é de extrema importância para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional, pois abrange profissionais e estudantes da saúde e de outras áreas. Ainda, é desenvolvedor do senso crítico perante a saúde, aumentando a participação social. Porém, ainda será necessário vivenciar a gestão praticada nas esferas estaduais e federais das políticas públicas de saúde.  

Palavras-chave


Gestão; Liderança; Trabalho.

Referências


CECIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, dez.2005. <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400020&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  14  abr.  2015. CANÔNICO, Rhavana Pilz; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área. Acta Paul Enferm, v. 21, n. 2, p. 256-61, 2008 VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis [online]. 2004, vol.14, n.1, pp. 67-83. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312004000100005.