Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CONTINUADA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Isabelle Campos de Azevedo, Luana Dantas Vale, Étel Rógere da Silva, Alexandra do Nascimento Cassiano, Glauber Weder dos Santos Silva, Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Giovanna Karinny Pereira Cruz, Marcos Antonio Ferreira Júnior

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Os cursos de qualificação profissional e educação continuada proporcionam a ampliação do conhecimento, exigem que os profissionais desenvolvam novas competências no tocante ao cuidado, propiciam o (re)pensar da ações em saúde e objetivam principalmente a atualização técnico-científica. No âmbito da atenção básica, a formação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) requer uma educação ética, técnica e humanística das competências a serem desenvolvidas para a realização do seu trabalho e atendimento às necessidade de saúde da comunidade. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência durante a realização de um curso de capacitação para ACS. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido com 220 ACS dos municípios de Caicó, Parelhas e Jardim do Seridó, localizados na microrregião do Seridó no estado do Rio Grande do Norte. O curso intitulado "Educação continuada: formando multiplicadores para aperfeiçoar a assistência à saúde da criança no atendimento pré-hospitalar", objetivou discutir as temáticas referentes aos cuidados voltados especialmente às crianças na tentativa de sensibilizar os familiares/cuidadores para essa atuação específica. O curso contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde dos referidos municípios e aconteceu em datas previamente agendadas com todos os ACS em momentos distintos para cada um. Em relação aos ACS, 152 pertenciam ao município de Caicó, 49 de Parelhas e 19 de Jardim do Seridó. Durante a capacitação foram abordadas as temáticas: queimaduras, engasgo, intoxicação (endógena e exógena) e desmaio. Foi utilizada como metodologia de ensino a aula expositivo-dialogada, com discussão de casos clínicos e simulações práticas. A susceptibilidade da criança aos eventos abordados, sobretudo, no âmbito doméstico, bem como a sua fragilidade e imaturidade, remetem a uma maior probabilidade de ocorrência desses acidentes, que podem ocasionar consequências graves. Portanto, torna-se relevante orientar e capacitar os ACS sobre as temáticas, na tentativa de minimizar a ocorrência desses acidentes e capacitá-los a prestar os primeiros atendimentos/encaminhamentos quando necessário, uma vez que são os profissionais da equipe da Estratégia de Saúde da Família que têm maior contato com a comunidade. 

Palavras-chave


educação continuada; agentes comunitários de saúde; primeiros socorros

Referências


Azevedo IC, Silva GWS, Vale LD, Santos QG, Cassiano AN, Morais IF. et al. Educação Continuada em Enfermagem no Âmbito da Educação Permanente em Saúde: Revisão Integrativa de Literatura. Saúde e Pesquisa. 2015;8(1):131-140.

 

Marques CMS, Padilha EM. Contexto e perspectivas da formação do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde. 2004;2(2):345-52.