Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA DE ESTÁGIO NA REALIDADE DO SUS: REORIENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Cristina Camargo Pereira, Fernando Marcello Nunes Pereira, Maria das Graças Freitas de Carvalho, Cássio Henrique Alves de Oliveira

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: A formação de profissionais para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) comprometidos eticamente com seus princípios e diretrizes, continua sendo, reconhecidamente, um desafio. Logo, a transformação na formação acadêmica de estudantes da área da saúde mostra-se necessária, para isso destaca-se a importância da articulação entre ensino, saúde e comunidade. E, além disso, investir-se em projetos que possam colaborar com a qualificação de futuros/as profissionais do SUS, que dialogue com os novos processos organizativos do SUS e com as reais necessidades da população. Neste contexto, a fim de aproximar os estudantes das diferentes realidades sociais, especialmente no campo da saúde pública, com uma estratégia na reorientação da formação profissional, o movimento estudantil propôs os estágios de vivência. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência de participação no I Vivência de Estágio na Realidade do SUS (VER-SUS). Desenvolvimento do trabalho: O movimento estudantil, a partir da articulação entre a Secretaria de Saúde do município, gestores, trabalhadores e instituições formadoras, realizou durante o primeiro semestre de 2015 no município de Aparecida de Goiânia, Goiás o I VER-SUS. Foram selecionados vinte estudantes de diferentes áreas do conhecimento (medicina, nutrição, farmácia, odontologia, enfermagem, saúde coletiva, psicologia, biomedicina e engenharia civil), no qual vivenciaram a realidade de saúde do município, acompanhados por facilitadores de aprendizagem. Durante a vivência realizavam-se observações e discussões frente à realidade local, com o intuito de problematizar as situações vivenciadas. Resultados e/ou impactos: O VER-SUS oportunizou aos estudantes uma experiência intensa que colaborou na qualificação de sua formação profissional e incentivou o protagonismo. Os estagiários/as perceberam que o estágio vai além de contribuir com a reorientação na formação de profissionais para a atuação no SUS, uma vez que permite que estes se identifiquem como atores/atrizes sociais e sujeitos políticos/as comprometidos com os processos de transformações sociais e pela luta em defesa do SUS. Considerações finais: Nesta perspectiva o VER-SUS se faz uma ferramenta importante na formação crítica e humanizada de futuros profissionais da área da saúde capacitados a atuarem no SUS, além de contemplar a inter-relação entre: serviço, saúde e comunidade.

Palavras-chave


Formação Profissional; Sistema Único de Saúde; Aprendizagem Baseada na Experiência

Referências


BRASIL. Projeto I Estágio Nacional Interdisciplinar de Vivência no Sistema Úni­co de Saúde. Departamento de Atenção Básica, Ministério da Saúde: DF, 2001.

FERLA, A. A.; RAMOS, A. S.; LEAL, M. B.; CARVALHO, M. S. VER-SUS: Vivência-Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde. Cadernos de textos. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.