Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Dor Crônica na Estratégia de Saúde da Família: Abordagem em Grupo de Exercício Terapêutico
Priscila Ferreira de Lima, Letícia Tibério Brandão Zangiacomo

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Após análise das demandas do território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Fanganiello, localizada em São Paulo - Brasil, observou-se grande número de cadastrados com a queixa de dores crônicas e patologias ortopédicas, diante da necessidade foi iniciado o Grupo de Exercícios Terapêuticos - Cinesioterapia que ocorreu no espaço da UBS, com dois encontros semanais, durante 3 meses, após discussão dos casos em Reuniões de Equipe ou contrarreferência de serviço de Reabilitação, os participantes eram encaminhados ao grupo por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) - médico, enfermeiro, ou integrante da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os profissionais que coordenaram o grupo foram a Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional do NASF, com participação de outros membros da ESF. Os objetivos principais do grupo foram: a redução da dor referida pelos cadastrados, melhora da flexibilidade e queixa principal referida em questionário específico, além dos benefícios subjetivos relacionados à abordagem grupal, como troca de saberes, socialização, melhora da qualidade de vida entre outros. Participaram da intervenção 24 cadastrados, divididos em dois grupos por indisponibilidade de espaço e material, foi realizada avaliação inicial no primeiro mês e após três meses de participação no grupo. A Ficha de Avaliação de Impacto foi criada pelos profissionais envolvidos, analisando e comparando variáveis quantitativas (distância dedo- chão, Escala Visual Analógica de dor) e qualitativas (relato da percepção subjetiva de melhora de dor, qualidade de vida, funcionalidade e outros benefícios).  Durante os encontros foram abordados temas como: patologias comuns entre o grupo (conceitos básicos de fisiopatologia, prevenção e tratamento), técnicas de proteção articular e relaxamento, dor crônica e seu manejo, uso adequado e racional de medicamentos com participação do Farmacêutico e Agente de Saúde Ambiental, exercícios terapêuticos (alongamento muscular, fortalecimento muscular, conscientização corporal). Ao término do grupo foi observada melhora na Escala Visual Analógica de Dor, na queixa principal referida pelo cadastrado, porém não houve melhora significativa na Flexibilidade avaliada através da Distância Dedo - Chão. O Grupo Cinesioterapia mostrou-se uma alternativa aplicável e eficaz na Atenção Básica, por ser um serviço prestado no território dos cadastrados o que facilitou sua adesão e proporcionou um espaço de reflexão e aprendizado do autocuidado apoiado para a população com queixa de dor crônica.

Palavras-chave


doenças crônicas, dor crônica, autocuidado apoiado

Referências


Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à Saúde e nas linhas de cuidado prioritárias/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde 2013.

Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Política Nacional de Atenção Básica/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

Promoção da Saúde:práticas grupais na Estratégia de Saúde da Família/João Leite Ferreira Neto, Luciana Kind. - São Paulo:Hucitec; Belo Horizonte, MG, 2011.